A evolução das baterias vem acontecendo a passos largos nos últimos anos. Além do desenvolvimento de novas tecnologias para veículos elétricos, o carregamento rápido ganha cada vez mais espaço e novidades surgem a todo momento de diferentes fabricantes.

A última vem da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura. O professor Rachid Yazami afirma ter descoberta uma nova tecnologia de carregamento rápido que permite carregar totalmente uma bateria de íons de lítio em apenas 10 minutos.

Não duvide do professor. Em 1983, foi Yazami que inventou o ânodo de grafite para baterias de lítio – hoje, a base das baterias mais modernas.

Agora, a última descoberta do estudioso promete uma capacidade de carregamento até sete vezes mais rápida do que, por exemplo, o carregamento rápido dos carros da Tesla.

Nova tecnologia promete carregar bateria de lítio em 10 minutos

Tecnologia promete carregamento até sete vezes mais rápido do que o carregamento da Tesla – Imagem: Pexels

Uma nova tecnologia de carregamento rápido

Enquanto no carregamento tradicional de baterias a corrente é constante, no novo método desenvolvido pelo professor Yazami a corrente muda em pulsos ao longo do processo.

Ele explica que a voltagem de cada estágio de carga é mantida constante até atingir o próximo nível até estar completamente cheia; carregada. O método permite que a bateria faça uma pequena pausa durante o processo de carregamento.

Nova tecnologia promete carregar bateria de lítio em 10 minutos

Imagem: Hasan Albari/Pexels

O grande problema das tecnologias atuais de carregamento rápido é que elas afetam diretamente a vida útil da bateria. Mas, em sua criação, o professor também pensou nisso…

“Esta tecnologia de carregamento rápido pode reduzir a pressão na bateria para estender a vida útil. Provavelmente vai estender a vida útil da bateria de veículos elétricos de 5 para 10 anos porque a tecnologia pode reduzir a geração de calor”, concluiu Yazami.

Fonte: ITHome

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *