O eVTOL (sigla para “veículo elétrico de decolagem e pouso vertical”) – ou simplesmente “táxi voador” – da Blade Air Mobility em parceria com BETA Technologies realizou seu voo inaugural na última terça-feira (14), segundo comunicado divulgado pelas companhias neste final de semana.

O voo foi conduzido em caráter de teste da tecnologia, trafegando pelo espaço aéreo do aeroporto do Condado de Westchester, a cerca de uma hora da cidade de Nova York. Durante a avaliação, o eVTOL decolou, fez o sobrevôo da área, e pousou de volta no ponto de partida, acompanhado por um helicóptero que fazia o registro aéreo da ocasião. Em seguida, uma nova decolagem – desta vez, sozinho – foi concluída também com sucesso.

O táxi voador é um veículo ALIA-250 e, de acordo com a fabricante BETA, ele vem em duas versões: uma destinada ao transporte de carga e outra ao transporte de passageiros. Em ambos os casos, o modelo pode ser pilotado de maneira remota ou direta, porém não necessariamente autônoma, já que a todo momento, tem uma pessoa garantindo o seu movimento.

A parceria com a Blade Air Mobility começou em 2021. A empresa já oferecia um serviço de transporte particular aéreo usando uma frota de helicópteros, mas reclamações sobre o barulho excessivo dos veículos movidos a rotores fez com que ela investisse na aquisição de 20 ALIA-250m todos adaptados para o transporte de pessoas. Desde então, a tecnologia vem sendo testada a fim de garantir a segurança de suas decolagens e pousos.

Por essa razão, o uso do táxi voador na última semana contou apenas com a pilotagem, sem carga nem passageiros. A ideia, no entanto, é que o serviço tome conta da rota hoje utilizada pelos helicópteros da empresa, que voam entre Manhattan e o aeroporto internacional John F. Kennedy. Segundo uma pesquisa rápida no Google, um trajeto desse dura em média 5 a 10 minutos e custa a partir de US$ 795 (R$ 4108,31).

“Essa demonstração é uma conquista grandiosa em nossa transição dos helicópteros para os veículos aéreos elétricos, e estamos muito contentes que nossos parceiros na Beta tenham desenhado uma nave com a capacidade, abrangência e sonoridade que precisávamos para usar em nossos mercados principais – incluindo a nossa cidade natal de Nova York. Estamos confiantes de que os EVAs serão um novo paradigma tanto para a nossa empresa como para o sistema de transporte de nossa cidade, assim que forem aprovados pelas autoridades aéreas.” – Rob Wiesenthal, CEO da Blade Air Mobility

De acordo com o pregão na Bolsa de NY, as ações da Blade subiram 13% ao longo da última semana.

A empresa ainda não tem uma previsão de quando o novo modelo de seu serviço deve estrear: conforme apontado pelo próprio CEO, a Blade está na dependência das Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, o que pode levar um bom tempo.

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