Desde que o Steam Deck foi anunciado, muita gente tem demonstrado bastante interesse no PC portátil da Valve. Apesar de a empresa ter dito que o seu produto é capaz de rodar diversos títulos de sua biblioteca, muita gente ainda tem dúvidas do que pode se esperar da performance do portátil.

Assim, no YouTube, o canal ETA Prime, conhecido por fazer review de mini PCs e similares, resolveu fazer um experimento. No vídeo, que pode ser conferido logo abaixo, o streamer configurou um PC com um processador da AMD para ficar com especificações parecidas com as do portátil da Valve.

Desta forma, ao usar um processador AMD Ryzen Pro 7450G com gráficos integrados, o youtuber fez um underclock e outras alterações nas suas configurações para deixar a performance mais similar possível ao que pode ser esperado do Steam Deck. Abaixo, confira a ficha técnica do PC utilizado no teste em comparação com o PC portátil da Valve.

Configuração do PC similar ao Steam Deck (2)

Reprodução: ETA Prime/YouTube

Apesar de ter realizado várias configurações, assim como o próprio youtuber ressalta, a Valve ainda não revelou muitos detalhes referentes ao desempenho de seu portátil. Assim, o vídeo visto acima e os resultados listados abaixo servem apenas de parâmetro para saber o que pode se esperar do Steam Deck. Não somente isso, vale notar, o processador usado no vídeo também não dá suporte ao DLSS, que pode melhorar a performance de alguns títulos.

Como os jogos se saíram no teste do PC similar ao Steam Deck

Para medir a performance do computador, o ETA Prime utilizou alguns jogos bem conhecidos e populares sendo rodados no Windows. Por padrão, vale lembrar que o Steam Deck vem com o Steam OS pré-instalado, mas que pode ser substituído a qualquer momento por outro sistema operacional.

No Forza Horizon 4 com as configurações entre o “Alto/médio”, o PC conseguiu manter uma média de 70 FPS. Já no GTA 5, surpreendentemente, o jogo chegou a ter picos de até 85 FPS.

Forza Horizon 4 rodando em PC parecido com Steam Deck

Reprodução: ETA Prime/YouTube

Já no Witcher 3, que ainda continua sendo um título pesado para certos PCs atuais, a média foi de 64 FPS com as configurações gráficas no “médio/baixo”. Por sua vez, Cyberpunk 2077, que sofre com problemas de otimização desde seu lançamento, ficou com a média abaixo de 60 FPS mesmo com os gráficos no “baixo”.

Cyberpunk 2077 rodando em PC parecido com Steam Deck

Reprodução: ETA Prime/YouTube

O Steam Deck entrou em fase de pré-venda na sexta-feira (16) e só começará a ser enviado para seus donos no mês de dezembro deste ano.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rodrigo Costa
    20 de julho de 2021 - 15:52

    Sempre fui um grande fã de portateis desde a era do Gameboy e sem dúvidas mais uma opção no mercado vai ser muito bem vindo.