A Square Enix, desenvolvedora de games populares como Final Fantasy, anunciou que irá incorporar NFTs em lançamentos em 2022. O anúncio foi em uma carta de final de ano do presidente da empresa, Yosuke Matsuda.

A abreviatura é da tecnologia dos tokens não-fungíveis, itens digitais únicos autenticados em blockchain. Para Matsuda, trazer tokens será uma maneira de criar um modelo “play to contribute” (jogar para contribuir) em vez de play-to-earn (jogar para ganhar). Com isso, o presidente sugere que jogadores que quiserem criar conteúdo para os games poderão ser remunerados. É um modelo melhor do que os incentivos atuais de “boa vontade e voluntariado” para criadores, conforme a carta.

Square Enix reconhece críticas aos NFTs

Ainda assim, Matsuda reconhece que há críticas aos games blockchain. “Observamos que há exemplos aqui e ali de comércio de mercadorias digitais baseadas em NFTs superaquecido, com tons especulativos, desconsiderando o valor analisado do conteúdo fornecido”, afirmou o presidente da Square Enix.

O comentário lembra o caso da Ubisoft, outra grande desenvolvedora que apostou em tokens e enfrenta uma série de críticas.

“Esta não é uma situação ideal, mas espero que teremos uma adequação de negócios de mercadorias digitais”, disse Matsuda. Os tokens já se tornam mais comuns e as negociações mais fáceis de fazer, de acordo com o presidente.

A adoção de blockchain já foi anunciada como bem-vinda pela EA, mas ainda não apresentou nenhuma novidade. Outras plataformas para gamers como Discord já anunciaram projetos e voltaram atrás após críticas. Há ainda a Steam, que proibiu games play-to-earn, e enfrenta críticas que pedem a liberação. Certamente o ano trará novidades para muitas empresas e plataformas no tema blockchain games.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *