Para aumentar o engajamento dos fãs de podcast, o Spotify aumentou seu número de criadores de vídeos. Após o investimento em ferramentas de enquete e perguntas e respostas, o vídeo passou a ser o próximo foco da plataforma.

A empresa anunciou que está abrindo o acesso a uma nova funcionalidade para criadores que irá permitir a publicação de podcasts com vídeo. O recurso será oferecido via Anchor – serviço de gravação e criação de podcasts, adquirido pela empresa sueca em 2019 – e expande o lançamento global desse tipo de mídia que, no ano passado, atingiu apenas um grupo seleto de produtores de conteúdo.

O novo formato do Spotify

Naquela época, o Spotify disse que sua linha inaugural de podcasts em vídeo incluía Originais do Spotify e Exclusivos, assim como algumas produções de outras empresas. Mas não havia como qualquer criador publicar vídeo no serviço. Em vez disso, eles teriam que usar outras plataformas de vídeo, como o YouTube.

Agora isso muda. Com o Anchor, os criadores poderão fazer o upload de vídeos por meio de sua conta, como se estivessem criando e publicando episódios de áudio hoje. Uma vez publicados, os fãs poderão escutar os podcasts em diversas plataformas, incluindo o app do Spotify, no desktop, streaming na web e na maioria de TVs smart e consoles. Os criadores também poderão monetizar seus vídeos como fazem com podcasts de áudio pelo uso de assinaturas.

Spotify amplia vídeo podcasts para mais criadores

Foto: Spotify

Como os criadores podem determinar quanto custa uma assinatura, a empresa sugere que ela possam dar acesso a conteúdo em vídeo exclusivo ou até mesmo destravar a porção em vídeo do podcast de um criador. Os podcasts em vídeo também podem incorporar as parcerias existentes de anúncio dos criadores e, logo, deverão suportar anúncios automatizados também.

Enquanto o Spotify estará oficialmente abrindo acesso aos criadores do Anchor, a novidade chega gradualmente. Isto significa que creators interessados terão que entrar numa lista de espera por enquanto.

A expansão em vídeo para mais podcasters segue diretamente as notícias de que o YouTube agora também considera investir ainda mais em seus próprios esforços no segmento. Este mês, a Bloomberg revelou que a empresa está contratando seu primeiro executivo focado em podcasts. Isto teria encorajado o Spotify a promover seus próprios esforços com vídeo.

Programas e acesso

Estarão disponíveis em vídeo Philip DeFranco, The GaryVee Audio Experience, Jasmine Chiswell, The WAN Show, Juicy Scoop with Heather McDonald, Mark Manson, Tap In w/ Harry Jowsey e muitos outros. Estes programas juntam-se aos Originais e Exclusivos do Spotify que já possuem vídeo, como Higher Learning with Van Lathan and Rachel Lindsay e The Joe Rogan Experience.

Veja como achar o conteúdo:

  1. Abra o aplicativo do Spotify.
  2. Navegue para o programa que gostaria de ouvir e para a página do episódio.
  3. Aperte o Play em um episódio.
  4. Toque na barra de execução na parte de baixo da tela para ver o vídeo em tela cheia.
  5. Assista (ou se quiser pode voltar a apenas ouvir).

Saiba mais e entre na fila dos criadores de podcast com vídeo no blog Anchor.fm e Spotify.

Fontes: Spotify/TechCrunch

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *