Depois da polêmica com o podcast de Joe Rogan, o Spotify liberou um recurso novo na plataforma com intuito de informar a todos os usuários caso o conteúdo de algum episódio de qualquer podcast do streaming mencione algo relacionado à Covid-19. A ideia é o ouvinte possa ser melhor informado sobre a doença, evitando desinformação.

Agora, os usuários poderão ver em episódios de podcasts que falarem sobre coronavírus uma pequena aba azul escrita “Aprenda sobre a COVID-19” (ou, como foi traduzido para o português “Informa-te sobre a COVID-19), que redireciona o usuário para um hub de notícias com informações Covid-19.

O hub de conteúdo também serve para reunir episódios de podcasts provenientes de fontes confiáveis, como os de jornais de alcance nacional.

Captura de tela de dois podcasts do Spotify, que mostram a nova aba azul, recurso que informa usuários sobre a Covid-19

Imagem: reprodução Spotify/TecMasters

De acordo com o Spotify, o recurso está disponível desde o início de fevereiro, mas foi liberado aos poucos para usuários, conforme a atualização do software foi chegando aos dispositivos.

“Em 30 de janeiro de 2022, o Spotify anunciou planos de adicionar um aviso de conteúdo a qualquer episódio de podcast que inclua uma discussão sobre o Covid-19”, disse um porta-voz à CNBC. “Três dias depois, em 2 de fevereiro, lançamos o aviso de conteúdo em nossa plataforma e o adicionamos a episódios que incluem discussões sobre a Covid-19 continuamente desde então. Hoje, o aviso de conteúdo sobre a Covid aparece em cerca de 1,4 milhão de episódios de podcast em nossa plataforma.”

Joe Rogan e a polêmica com a Covid-19 no podcast

A novidade foi implementada na plataforma após uma porção de músicos e criadores de conteúdo boicotarem o Spotify depois da publicação de um episódio com um entrevistado polêmico do podcast The Joe Rogan Experience, que teria contribuído com desinformação sobre a vacina Covid-19.

Os nomes que aderiram ao protesto eram grandes, incluindo Neil Young, Joni Mitchell e a autora Brené Brown.

O apresentador Joe Rogan chegou a ser acusado por profissionais da saúde que ele teria, repetidamente, disseminado teorias da conspiração sobre o coronavírus. O Spotify, por sua vez, foi criticado por hospedar os episódios do podcast e chegaram até a pedir a retirada do apresentador na plataforma.

À época, Rogan chegou a se defender afirmando que “não estou tentando promover desinformação, não estou tentando ser controverso”.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments