As assinaturas do Spotify devem ficar mais caras em um futuro próximo. Pelo menos é isso que sugeriu Daniel Ek, CEO da plataforma de streaming de música, ao revelar o desejo de aumentar o preço dos planos nos Estados Unidos a partir de 2023.

“O aumento de preços para usuários baseados nos EUA á uma das coisas que gostaríamos de fazer e esta é uma conversa que vamos considerar com nossos parceiros de gravadora”, afirmou o executivo durante uma teleconferência de resultados na última terça (26).

Spotify

Imagem: Shutterstock

A declaração surge pouco tempo após concorrentes do Spotify tomarem um caminho parecido. Recentemente, o Apple Music anunciou aumentos para os planos individuais e familiares no Brasil e no mundo. E nesta semana, foi a vez do YouTube Premium — que também inclui o YouTube Music — elevar o preço das assinaturas família.

Mas apesar do aumento, Ek acredita que o Spotify levará vantagem perante as concorrentes.

“Quando nossos concorrentes estão aumentando seus preços, isso é muito bom para nós porque, novamente, com nosso profundo envolvimento que temos e o menor nível de debandada do que qualquer concorrente, provavelmente nos sairemos melhor”, completou.

Ao menos por ora, não está claro de quanto seria esse aumento e nem se outras regiões fora dos EUA também seriam afetadas.

Até tu, Spotify?

No mundo do business, estar atento aos movimentos de seus concorrentes pode ser essencial para manter o nível de competitividade. E neste sentido, o aumento de preços das rivais seria uma justificativa plausível para que o Spotify considerasse uma alta, certo? Certo, mas podem existir outros fatores por trás disso.

Segundo os números divulgados, o terceiro trimestre da companhia superou as expectativas: foram 456 milhões de usuários ativos mensais, 195 milhões de assinantes e uma receita aproximada de 3,04 bilhões de euros — alta de 21% em relação ao trimestre anterior.

Mas fato é que as margens poderiam ser ainda maiores. O Spotify lançou um recurso de audiobooks, mas a Apple tem dificultado a comercialização do serviço (ao ocultar informações úteis) por motivos de compras fora da App Store. O app até pode dar o braço a torcer, mas permitir a compra dentro do ambiente da maçã resultará em uma taxa de 30% dessas operações à big tech.

Spotify em um iPhone

Imagem: Sara Kurfeß/Unsplash

Além disso, há quem estime que a receita próxima dos 3 bilhões de euros poderia ser ainda maior não fosse o investimento pesado e o crescimento mais lento de anúncios — apesar disso ainda representar uma pequena parte da receita total.

De todo modo, talvez só Daniel Ek saiba do real motivo para o possível aumento de preço dos planos do Spotify e, independentemente da razão, tudo indica que isso vai acontecer em algum momento de 2023.

Bom para o Spotify. Ruim para seus usuários.

Via: Deadline

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