Nem jogo, nem DLC, tampouco um novo console. O lançamento da Sony ocorrido nesta quarta-feira (9) trata-se de um novo agente de inteligência artificial gamer voltado para o jogo de simulação de corrida Gran Turismo. Segundo a marca, o anúncio representa uma espécie de revolução da IA em títulos de videogame.

Intitulado de Gran Turismo Sophy, o projeto vem sendo trabalhado desde abril de 2020 e é um esforço conjunto da equipe de IA da Sony, da Polyphony Digital — criadora e desenvolvedora da franquia Gran Turismo — e do time de jogos em nuvem da Sony Interactive Entertainment (SIE).

Basicamente, GT Sophy é um agente de IA, treinado a partir do aprendizado por reforço profundo, que aprendeu a dominar o jogo de corrida do PlayStation. Inclusive, o método de aprendizagem permite que o agente aprimore suas habilidades por conta própria, sem a necessidade de intervenção humana.

“Gran Turismo Sophy é um revolucionário agente de IA de corrida que aprendeu a dominar o jogo e simulador Gran Turismo (GT) Sport. Através do treinamento, Gran Turismo Sophy adquiriu habilidades de corrida para desafiar e superar alguns dos pilotos de GT de nível mundial”, descreveu Michael Spranger, COO da Sony AI.

Na prática, esta espécie de “bot autodidata” é treinada para dominar habilidades de direção, táticas de corrida e peculiaridades do esporte. E diante de todo esse conhecimento, eles são capazes de enfrentar até mesmo os jogadores profissionais de Gran Turismo. Mais que isso: eles conseguem vencê-los.

Testes bem sucedidos de Gran Turismo Sophy

No papel, GT Sophy mostrava-se um agente de IA extremamente competitivo. Mas na prática… isso foi confirmado. Em julho do ano passado, os criadores testaram o projeto contra pilotos de ponta — incluindo Takuma Miyazono, “apenas” o melhor piloto de Gran Turismo Sport do mundo.

O agente até superou o tempo dos players nos testes individuais, mas não performou tão bem nas corridas em equipe. Mais ajustes foram feitos, milhares de algoritmos foram usados e o Gran Turismo Sophy retornou às pistas (in-game) em outubro de 2021, conquistando o 1º e 2º lugar das três disputas.

E como fica o futuro?

Vale lembrar que o projeto não visa substituir jogadores super competitivos por agentes de inteligência artificial no futuro, mas sim, enriquecer a experiência durante a gameplay e tornar os cenários os mais realistas possíveis — até porque os algoritmos são aprendidos dos próprios gamers.

Inclusive, a expectativa é de que Gran Turismo Sophy seja apenas o começo de uma nova era de IA em jogos. “Podemos ver níveis inesperados de envolvimento do usuário, melhores experiências de jogo e a entrada de toda uma nova geração no mundo dos jogos”, disse o VP sênior do Future Technology Group da Sony Interactive Entertainment, Ueli Gallizzi.

Por falar em futuro, a marca japonesa não revelou quando o projeto será lançado. Mas a julgar seu nome e seu funcionamento, é mais que provável que o agente dê as caras logo após o lançamento do game Gran Turismo 7, que vai acontecer no dia 4 de março.

Fonte: PlayStation

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments