Já imaginou a possibilidade de explorar o universo “inteiro” na tela do seu computador? Pois é, isso já é possível graças a uma equipe de pesquisadores que criou a maior e mais realista representação virtual do universo.

O projeto Uchuu (“espaço sideral” em japonês) simula 2,1 trilhões de partículas em um cubo computacional com 9,63 bilhões de anos-luz em cada lado. O vídeo abaixo mostra uma prévia…

A simulação realista do universo foi criado em um supercomputador dedicado a projetos de astronomia, o Ateru II. A máquina fica em Iwate, no Japão, e tem pico de desempenho acima dos 3 Petaflops.

Se é difícil imaginar o poder computacional do supercomputador versus a grandiosidade do projeto, apesar de toda performance, foi necessário um ano inteiro de processamento para criar a simulação virtual do universo.

“Para produzir Uchuu, usamos todos os 40.200 processadores (núcleos de CPU) disponíveis exclusivamente por 48 horas por mês”, disse Tomoaki Ishiyama, professor associado da Universidade de Chiba que desenvolveu o código para o projeto.

Segundo ele, foram 20 milhões de horas de supercomputador e 3 Petabytes de dados gerados; o que seria equivalente a quase 895 milhões de imagens de um telefone celular de 12 megapixels.

Simulação virtual do universo equivale a 895 milhões de fotos de celular

Projeto consumiu foram 20 milhões de horas do supercomputador e 3 Petabytes de dados gerados – Imagem: NAO

O Universo em 100 TB

A natureza em grande escala da simulação a torna uma ferramenta valiosa para estudar como o universo evoluiu ao longo do tempo. “Uchuu é como uma máquina do tempo”, disse Julia F. Ereza, uma Ph.D. estudante do Instituto Astrofísica Andalucía na Espanha.

“Podemos ir para frente, para trás e parar no tempo, podemos ‘aumentar o zoom’ em uma única galáxia ou ‘diminuir o zoom’ para visualizar um aglomerado inteiro, podemos ver o que realmente está acontecendo a cada instante e em todos os lugares do Universo desde os primeiros dias até o presente, sendo uma ferramenta essencial para estudar o Cosmos”, completa ela.

Bom, essa viagem virtual pelo universo está disponível para download gratuito. Ou seja, qualquer pessoa pode experimentar. O único porém é que o arquivo da simulação ocupa 100 terabytes de memória – assim, se você quiser fazer essa viagem, vai precisar de um HD com bastante espaço.

Fonte: NAO

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments