Durante o Open Compute Project Summit, a Seagate demonstrou o primeiro HD conectado a um host que conta com uma interface PCIe. Além disso, o destaque fica por conta do equipamento usar o protocolo NVMe para operar ao lado de SSDs.

A vantagem disso é que um único protocolo em diferentes dispositivos pode ajudar a unificar seu uso em datacenters. O equipamento é baseado em um controlador proprietário da Seagate que oferece suporte aos três protocolos principais: SAS, SATA e NVMe.

O teste do HD foi feito em um gabinete JBOD 2U que usava um switch PCIe conectado a mais 12 unidades de 3,5 polegadas usando uma interface PCIe. Os HDs atuais mal conseguem suportar um link PCIe 2.0, mas os com a tecnologia da Seagate podem ser mais rápidos.

Por conta disso, a indústria deve pensar em interfaces para conectar discos rígidos – e o PCIe parece a escolha natural. Além disso, com a adoção de SSDs em datacenters, o protocolo NVMe passa a ser ainda mais difundido, obrigando que outras frentes também o adotem.

No entanto, apesar de ter sido demonstrado, a adoção de HDs conectados à interface PCIe deve levar algum tempo. A Seagate afirma que os primeiros equipamentos do tipo estarão disponíveis para seus principais clientes apenas em setembro de 2022.

Já as versões comerciais da tecnologia devem chegar apenas em 2024. Isso mostra que a empresa está focada em levar o conceito primeiro para os datacenters.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *