Imagem: João Tzanno/Unsplash

Nesta quinta-feira (4), o sinal 5G será liberado para os habitantes de São Paulo, de acordo com a Anatel. Na faixa de 3,5 GHz, a cidade será a quinta do país a ativar a quinta geração da rede móvel, após Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa terem disponibilizado juntas a tecnologia na última sexta-feira (29).

A proposta de acionar o serviço deve ser aprovada em uma reunião que acontece nesta terça-feira (2). “A EAF [Entidade Administradora da Faixa] nos indicou que está tudo pronto em São Paulo. No sábado foram feitos testes e confirmado que está tudo ok. Ou seja, vamos fazer essa reunião extraordinária porque os testes indicam que está tudo bem e não se justifica esperar mais 10 dias para ligar o 5G na maior cidade da América Latina”, disse Moisés Moreira, presidente do Gaispi e vice-presidente da Anatel.

São Paulo ativa sinal 5G nesta quinta-feira (4), diz Anatel

Imagem: Jeremy Bezanger/Unsplash

Inicialmente, o cronograma a partir do leilão 5G previa que todas as capitais brasileiras começariam as operações com o chamado 5G ‘puro’ ainda no domingo (31), entretanto, o atraso no fornecimento dos equipamentos ao processo de mitigação das eventuais interferências com parabólicas.

Ilustração de tecnologia 5G, que será importante para o streaming de jogos

Imagem: Z z/Pexels

Por isso, o processo está ocorrendo aos poucos, sendo Brasília a primeira capital a ativar o sinal da quinta geração em 6 de julho. Questões de interferência já estão sob análise em Goiânia, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro.

 

Via Convergência Digital

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.