Enquanto Apple e Intel recorrem à TSMC para seus chips de 3 nm, a Samsung mostra que fez a lição de casa para enfrentar seus concorrentes e pode fabricar seus próprios processadores com essa litografia a partir de 2022.

A revelação foi feita com base em uma apresentação da sul-coreana no Foundry Forum 2021, na China, mostrando um roadmap de tecnologias e lançamentos da empresa no futuro próximo.

Samsung ao ataque

Inicialmente, o material mostrado pela Samsung não trazia os processadores 3GAE, que seriam a primeira geração de chips de 3 nm fabricados com a tecnologia de transistores “gate-all-around” (GAA), apresentada em 2019.

screenshot static.techspot.com 2021.07.12 16 28 48

Com isso, especulou-se que o 3GAE não tinha se mostrado pronto para a produção em massa e tinha sido descartado em favor do 3GAP, uma versão aprimorada da arquitetura, mas que só chegaria em 2023 ou 2024.

Analistas de mercado reforçaram que esse seria um cenário bem ruim para a sul-coreana, que ficaria anos atrás da TSMC no mercado de semicondutores. Logo depois, no entanto, a Samsung falou com o Anandtech sobre o assunto e assegurou que tudo corria bem.

Prioridades

Em nota, a companhia disse que os chips baseados em 3GAE serão fabricados em massa a partir de 2022. O detalhe que fica nas entrelinhas, no entanto, é que eles podem não estar disponíveis para qualquer um.

Afinal, acredita-se que a ausência no roadmap da Samsung na feira chinesa se daria porque o hardware ficaria reservado apenas para uso interno ou para parceiros próximos, como a Qualcomm. O restante do mercado? Provavelmente, só quando o 3GAP for lançado.

Fonte: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *