Quem acessou as redes sociais nos últimos dias certamente notou algumas publicações com gráficos formados por quadrados verdes, cinzas e amarelos. O responsável por isso? Wordle, uma espécie de jogo da forca atualizado que se tornou uma verdadeira “febre” da internet.

O game foi criado em 2013 pelo engenheiro de software Josh Wardle — notaram alguma coincidência? O projeto foi revivido em 2020, mas só foi disponibilizado ao público em novembro do ano passado, acumulando mais de 300 mil jogadores diários em menos de três meses.

Por tratar-se de um minijogo de adivinhação de palavras, “Wordle” é derivado da palavra “word” (“palavra”, em inglês). No entanto, é fácil notar a semelhança com o sobrenome do autor e o fato de o título possuir cinco letras condiz com as regras do game.

Como funciona o Wordle?

O jogo é bem parecido com a forca brasileira, mas na versão em inglês: o player tem cinco tentativas para acertar “a palavra do dia”. Diariamente, o site libera uma nova palavra (todas formadas por cinco letras) e os jogadores podem participar da rodada apenas uma vez por dia.

Para tentar acertar a palavra, é preciso “chutar” uma palavra que exista — não vale simplesmente escrever cinco letras aleatórias. A cada tentativa, os quadros são coloridos com as cores verde, cinza e amarelo. Cada uma delas possui um significado:

  • Cinza: a cor indica que a letra não faz parte da palavra;
  • Amarelo: a cor indica que a letra faz parte da palavra, mas não está na posição correta;
  • Verde: a cor indica que a letra está na posição certa da palavra.
Jogo Wordle

Imagem: Reprodução/Wordle

Aí é contar com a sorte e com os conhecimentos de inglês para tentar decifrar a palavra. A boa notícia é que a interface do Wordle deixa claro as letras que não fazem parte da palavra e as que fazem, tornando a vida dos jogadores mais fácil.

Qual o motivo de tanto sucesso?

É difícil cravar o real motivo de tanto sucesso. A forca brasileira, por exemplo, é bem similar e já existe há um bom tempo, mas não tem sido tão difundida nos dias de hoje. Ainda assim, existem algumas fatores que podem ajudar a explicar a adesão ao jogo de maneira global.

O primeiro é que o Wordle não precisa ser baixado — cuidado com os golpes. Ele funciona diretamente do navegador, ou seja, é clicar e jogar. Além disso, não há anúncios chatos para interromper ou poluir a interface do jogo, o que é um ponto bastante positivo.

O fato de o player poder jogar apenas uma vez por dia também torna o game pouco enjoativo. Os resultados também são facilmente compartilháveis, o que gera mais engajamento do público e acaba promovendo um verdadeiro desafio global entre os jogadores.

O ponto negativo é que, infelizmente, as palavras são todas em inglês, o que pode limitar o alcance do game. Mas a boa notícia é que o jogo já ganhou uma versão em português chamada Termooo, que pode ser acessada por meio deste link.

Quem estiver interessado em aceitar o desafio e perder alguns minutinhos diários para entrar nessa nova onda, pode acessar o Wordle por meio deste link. Só não vale acertar e depois dar spoiler nas redes sociais, hein?

Via: Tech Radar

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *