Imagem: Divulgação/Nvidia

Enquanto a incerteza prevalece sobre a data de lançamento da GPU RTX 3080 12 GB da Nvidia, o portal VideoCardz tratou de revelar novas informações sobre a placa de vídeo — que aparentemente já está sendo distribuída para alguns parceiros da marca.

Segundo o site gringo, a próxima RTX 3080 não apenas trará mais 2 GB de VRAM, como também vai apresentar um barramento de memória mais amplo, de 384 bits. Como resultado, espera-se uma largura de banda de 912 GB, relativamente maior que os 760 GB da versão atual.

Isso não só deverá fazer a alegria de gamers e designers, mas também a de mineradores de criptomoedas. Isso porque os números oficiais de LHR — que limita a mineração destes ativos — indicam que a placa será 20% mais rápida, a 52 MH/s, na mineração de ETH.

A outra boa notícia é que a contagem de núcleos CUDA também deve ser maior. Segundo o portal, serão adicionados mais 256 núcleos à nova versão, o que totalizará 8.960 CUDAs (um aumento discreto de 2,9%).

O ponto negativo deve ser voltado para o TDP (potência térmica) da placa. Ao que tudo indica, a RTX 3080 12 GB terá TDP entre 340 W e 350 W, valores tão altos quanto os da 3080 Ti, que oferece bem mais núcleos. Na prática, isso exigirá um cuidado maior com o sistema de resfriamento.

Infelizmente, nenhum detalhe foi mencionado sobre a velocidade de clock. É possível que novas informações surjam antes de um possível lançamento em janeiro ou fevereiro. Até lá, resta segurar a ansiedade e torcer para que a placa de vídeo, de fato, chegue ao mercado.

Fonte: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.