A rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, irá testar um novo sistema de cobrança de pedágio. Com passagem livre de veículos e sem cancelas nas praças, a tarifa será cobrada de acordo com a distância percorrida pelo usuário.

A ideia do chamado método “free flow” – fluxo livre, em tradução direta – é criar uma cobrança mais justa, uma vez que o motorista irá pagar somente um valor proporcional aos quilômetros percorridos na rodovia. Mais do que isso, o novo formato também promete melhorar o fluxo de veículos, uma vez que não será mais necessário parar para efetuar o pagamento do pedágio.

rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, irá testar novo sistema de pedágio por distância

Imagem: Ecopistas

Pedágio por distância

Para que o novo formato seja implantado, a concessionária responsável pela rodovia irá instalar pórticos em diferentes pontos da estrada. Os atuais pontos físicos de cobrança serão extintos.

Nestes pórticos, câmeras de monitoramento, sensores e antenas irão operar para controlar a passagem dos veículos independentemente das condições climáticas ou adversas de visibilidade.

Na prática, as câmeras irão ler as placas dos carros, ônibus e caminhões, um radar a laser irá identificar o tipo do veículo. Com os pórticos conectados entre si, será possível determinar a distância percorrida e, assim, calcular a tarifa individual do pedágio para cada usuário.

Quando?

O pedágio livre por distância ainda não está ativo, mas em fase de implementação das tecnologias para entrar em teste. Na rodovia Ayrton Senna o pagamento da tarifa continuará sendo realizado na praça de pedágio.

O sistema com passagem livre e cobrança por distância já é utilizado em mais de 20 países.

Fonte: Estadão

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