Um travesseiro equipado com um sensor de inteligência artificial (IA) que pode monitorar a qualidade de seu sono. Por mais maluco que pareça, essa é a descrição do Persono Sense, o mais novo lançamento da marca Persono, do grupo Coteminas, que emerge de olho no promissor mercado de saúde e bem-estar.

Fundado em 1967, o conglomerado mineiro do ramo têxtil decidiu anunciar um produto voltado para um dos grandes problemas dos brasileiros: o sono. Segundo o Ministério da Saúde, 42% dos brasileiros têm um ou mais tipos de distúrbios do sono, fatores estes que podem acarretar em outros problemas de saúde.

E é impossível não associar a saúde e bem-estar do contexto pandêmico global. Com a quarentena, novos serviços (e produtos) de meditação, exercícios caseiros e alimentação, por exemplo, têm surgido no mercado. O travesseiro Persono Sense avança nesse meio em busca de oferecer mais qualidade ao dormir.

Sua premissa é relativamente simples: ajudar a garantir descansos de qualidade por meio de um acompanhamento constante. Tudo isso com o auxílio de tecnologias de IA, dados dos usuários, transmissão de informações via Bluetooth e um aplicativo integrado para exibir os detalhes do descanso.

A equipe do TecMasters teve acesso a um dos travesseiros Persono Sense e, após algumas semanas de testes, revela mais detalhes sobre o produto e seu funcionamento. Confira!

Por fora, um travesseiro comum; por dentro, Persono Sense

À primeira vista, o Persono Sense aparenta ser um travesseiro “comum”, apresentado na tradicional cor branca. Segundo a descrição do produto, a peça possui cerca de 62,5cm de comprimento por 42,5cm de largura. Embora não haja uma especificação sobre sua altura, pode-se dizer que ele é relativamente alto.

Isso, no entanto, tem uma explicação — e solução. Ao abrir o zíper, são vistas todas as cinco camadas que compõem o produto, o que explica a altura considerável. As camadas podem ser retiradas para ajuste de altura de acordo com o cliente, com exceção da que carrega o sensor, quase imperceptível, com um velcro.

Travesseiro Persono Sense

Divulgação: Persono

Por falar no sensor, é ele quem vai coletar toda a atividade de sono. Ele foi calibrado em institutos de polissonografia (teste utilizado para estudo do sono) para capturar o comportamento do usuário ao longo da noite e para enviar os dados posteriormente via Bluetooth para o app de smartphone.

Toda a coleta do Persono Sense é feita com base em dois pontos específicos: a actigrafia e a especificidade. A primeira mede a capacidade de um actígrafo (instrumento) para detectar o ato de dormir. Já o segundo mensura a eficácia do dispositivo em detectar despertares ao longo da noite.

Passos iniciais

Uma vez explicados os detalhes e o funcionamento do travesseiro, é hora de testar o produto na prática. Para isso, é necessário baixar o app Persono, que fica encarregado de coletar e organizar todos as atividades coletadas durante o sono. A ferramenta está disponível no Google Play e na App Store.

Inicialmente, o aplicativo questiona algumas informações como quanto tempo o usuário costuma dormir e qual seria o período considerado ideal para uma boa noite de sono. Todas essas informações são importantes para que a análise de dados seja personalizada de acordo com o perfil do indivíduo.

Também durante os primeiros passos é necessário parear o Persono Sense com o app. O processo exige a ativação do Bluetooth e do GPS do dispositivo e demanda que o usuário movimente o travesseiro constantemente até ser localizado — sim, cada um dos mil produtos disponibilizados tem seu próprio código.

Após finalizar todo o processo, um perfil será criado no aplicativo, que estará pronto para uso. Daí pra frente, não há muitos segredos: basta dormir com o travesseiro, entrar no app posteriormente e fazer o mesmo movimento de pareamento para receber todos os dados da noite passada.

Testes com o produto

Assim que o usuário receber todas as informações, os dados passados do Persono Sense serão exibidos em uma espécie de linha do tempo do aplicativo. Os dados contemplam o horário que o usuário deitou-se, o momento em que pegou no sono, bem como as movimentações durante a noite e até mesmo o horário de despertar.

Dados Persono Sense

Nos testes, o travesseiro apresentou algumas inconsistências, principalmente na hora exata do adormecer. Vale frisar que abraçar o produto ou pressioná-lo com mais força pode acabar ativando o sensor, que entende como se o indivíduo tivesse acomodado sua cabeça.

Felizmente, o aplicativo permite que o usuário edite os horários em que deitou na cama, em que efetivamente dormiu, em que acordou e em que levantou-se da cama. O recurso pode ajudar a melhor diferenciar um “encostinho” no travesseiro para maratonar um Netflix de uma deitada para hibernar feito um urso.

A outra boa notícia é que os dados são otimizados de acordo com o tempo. Por ser uma espécie de banco de dados, as informações são aprimoradas à medida que mais dados do usuário são coletados, criando uma espécie de perfil. Na prática, quanto mais usar, mais assertivo serão as informações.

Estes dados não só podem ajudar na construção de hábitos mais saudáveis — exibindo quais foram os erros e acertos de acordo com a meta de sono diária estipulada —, como podem ser apresentados para profissionais da área da saúde que podem indicar outras medidas para melhorar o sono.

Conclusão

De modo geral, o travesseiro Persono Sense demonstrou ser um bom auxiliar para melhorar o bem-estar do indivíduo. A pandemia de coronavírus despertou a necessidade de cuidado próprio dos cidadãos e ampliar essa atenção para algo tão importante como é o descanso parece ser uma ótima pedida.

Claro, o produto não é perfeito. Como mencionado anteriormente, há algumas inconsistências e a memória do travesseiro também não é tão grande, o que exige descarregar os dados dentro de alguns dias. Além disso, o preço cobrado de R$ 499,90 é considerado salgado, mas pode ser encarado como uma espécie de investimento.

O produto realmente ajuda a indicar se há intermitências durante o sono e serve como um lembrete diário para as metas do usuário. Não espere por um produto milagroso que simplesmente vai proporcionar o descanso perfeito, mas sim por um auxiliar que, com mudanças de hábitos, poderá ser extremamente útil.

Vale mencionar que o Persono Sense foi disponibilizado em versão beta e apenas mil exemplares chegaram ao mercado. Por ora, ele pode ser encontrado aqui no Brasil nas lojas digitais das parceiras mmartan, Artex e Santista. A expectativa é de que o sensor seja integrado a mais travesseiros no futuro breve.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *