Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher entre um monitor ou uma smart TV por conta do espaço que possuem para instalar o produto. Já a Samsung, está lançando o Smart Monitor M5, que pode ajudar bastante quem está no home office devido a sua proposta diferente.

Apesar de funcionar como um monitor convencional, o Smart Monitor M5 da Samsung traz o Tizen e outros recursos que o diferenciam. O TecMasters teve a chance de testá-lo e conta a seguir o que achou. Confira!

Design e acabamento

O Smart Monitor M5 da Samsung tem um acabamento bem simples, que lembra mais mesmo um “monitor convencional”. O modelo enviado para nós foi o de 24 polegadas, que não é curvo e conta com bordas mínimas, que podem ser vistas na imagem abaixo.

Smart Samsung Monitor - bordas finas

De forma geral, o acabamento do monitor, apesar de simples, deixa-o elegante. A crítica mesmo a ser feita aqui é que o Smart Monitor M5 não conta com nenhum tipo de ajuste para sua altura ou inclinação. Inclusive, até para girar para os lados é necessário virar junto a base do monitor.

Samsung Smart Monitor

Já por não ter nenhum botão em seu corpo, assim como na maioria das TVs atuais, todas ações dadas ao monitor são enviadas através de um controle remoto, inclusive, o ato de ligá-lo.

Apesar de isso não ser um ponto tão negativo, pode deixar o produto não ser tão prático para quem quer fazer um ajuste rápido. O controle remoto, por sua vez, traz até mesmo atalhos para abrir alguns apps, mas falaremos disso mais adiante.

Em relação a conexões, o Smart Monitor M5 traz apenas duas entradas HDMI e uma porta USB. Aqui, inclusive, fica a minha crítica pelas poucas opções de conexão.

Mesmo ao permitir a conexão de equipamentos sem fio por diferentes métodos, que comentaremos mais a seguir, a Samsung poderia ter deixado ao menos uma entrada DisplayPort, já que o produto se trata de um monitor.

Para a organização dos cabos, a haste principal do monitor conta com um tipo de “gancho” que, dependendo do setup do usuário, realmente pode ajudar a esconder os cabos e cumpre bem seu papel.

Samsung Smart Monitor - cabos e conexões

Sistema do Smart Monitor M5

Assim como as smart TVs da Samsung, o Smart Monitor M5 conta com o Tizen. Por conta disto, mesmo que a pessoa queira assistir, por exemplo, a Netflix, o PC ou outro produto não precisa estar ligado ao monitor.

Entretanto, outros diferenciais ficam mesmo por conta de recursos mais novos, que permitem espelhar a tela de celulares da Samsung graças ao Wireless Dex e dos iPhones por conta do Air Play 2. Quem não tem um celular da Samsung, pode espelhar a tela do celular via Miracast.

Outra função interessante da TV fica por conta de fazer um acesso remoto aos PCs de três formas diferentes sem fio. Após testar os três métodos, posso dizer que para atividades simples, a conexão desta forma funciona até que bem, mas alguns pequenos engasgos ainda podem ser notados, o que considero normal em conexões deste tipo.

Samsung Smart Monitor - Usar PC sem fio

Por contar com um navegador embutido no sistema, outro recurso interessante fica por conta de poder adicionar serviços online a serem utilizados sem a necessidade de um computador ou outro dispositivo conectado. Não somente isso, o Smart Monitor M5 vem até mesmo com o Office 365 pré-instalado.

Já para mandar os comandos para esses serviços ou aplicativos é possível conectar um mouse ou teclado diretamente ao monitor via conexão Bluetooth ou até mesmo via cabo.

Apesar do sistema funcionar bem para a maioria das atividades, a velocidade de processamento do Smart Monitor M5 não é superior à que vimos, por exemplo, nas smart TVs premium da marca. Já um ponto positivo, é que o Smart Monitor M5 da Samsung conta com o suporte para redes Wi-Fi com a frequência de 5 GHz.

Mesmo contando com o Tizen, vale notar que, ao ter conectado um decodificador ao monitor, eu não pude controlá-lo pelo controle remoto do Smart Monitor M5. A Samsung, inclusive, frisa que o produto não deve ser tratado como uma smart TV. Ou seja, esse ponto não é negativo, apenas uma observação para quem está com este interesse.

Ainda assim, vale notar, eu pude assistir TV com uma boa qualidade. Já aplicativos pré-instalados, como o da Netflix ou da Amazon Prime rodaram sem qualquer problema ou lentidão aparente.

Imagem e som

O Smart Monitor M5 da Samsung tem 24 polegadas, sendo que o seu display é do tipo LCD, sua resolução é Full HD (1920 x 1080 pixels) e a taxa de atualização é de 60 Hz. De forma geral, devido a ter uma boa densidade por pixels, o monitor acaba se saindo bem para tarefas simples de escritório, estudo e navegar na internet.

Em relação a vídeos e a imagem, honestamente, o monitor até faz um bom trabalho, mas é preciso fazer algumas ressalvas. Por exemplo, algumas cores acabam ficando um tanto desbotadas e os tons de preto não agradam, mas nada que deixe uma experiência ruim.

Samsung Smart Monitor - imagem

Já o ângulo de visão do monitor acaba sendo excelente e é possível enxergar qualquer conteúdo no mesmo a partir de diferentes ângulos. O seu nível de brilho também agrada e, mesmo tendo usado o produto em um ambiente bem iluminado, não sofri com reflexos ou qualquer outro problema.

Assim como outros monitores, vale notar, o Smart Monitor M5 também conta com algumas tecnologias para evitar o cansaço visual. E, para jogos, o monitor conta com um modo de jogo, que ajuda a evitar atrasos e coisas do tipo. Além disso, o produto também vem com o suporte ao modo “Ultra Wide Game View”, que é capaz de aumentar o ângulo de visão em alguns jogos.

O som do Smart Monitor M5, apesar de ter dois alto falantes com 5 W, o que poderia ser considerado pouco, também me surpreendeu ao ser melhor do que estou acostumado a ver em monitores convencionais.

É claro, o som não dará ênfase em efeitos especiais ou afins como uma TV ou soundbar, entretanto, a sua qualidade sonora é boa e nada sai distorcido mesmo quando o volume está alto. Assim, nesse ponto, a Samsung fez um ótimo trabalho.

Conclusão

O Smart Monitor M5 é uma aposta da Samsung em oferecer um produto diferente, que realmente traz alguns detalhes interessantes. Atualmente, por exemplo, é difícil encontrar Smart TVs com tamanhos pequenos e, graças ao Tizen e por altos falantes integrados de qualidade, esse produto pode alcançar o público que está procurando por isso.

Graças a este sistema, no que diz respeito a funções e tecnologias, o Smart Monitor M5 se sai bem e realmente pode ser utilizado para quem trabalha, estuda ou até mesmo para gamers não exigentes com tempos de resposta mais rápidos ou altas taxas de atualização.

Apesar de ser interessante, eu apenas gostaria de que alguns cuidados extras fossem tomados em relação ao acabamento, que não traz qualquer ajuste de altura. Outro detalhe é que, ao usar um monitor, às vezes, precisamos fazer ajustes rápidos e ficar restrito ao controle remoto não é algo prático.

Além disso, em relação às conexões, acredito que uma das entradas HDMI poderia ser trocada por uma Displayport, uma vez que muitos PCs com placas de vídeo atuais dão prioridade a este tipo de entrada. Por fim, em relação a qualidade de imagem, o produto até faz um bom serviço, mas as cores poderiam ser um pouco mais vivas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *