A Samsung vem investindo bastante na sua linha Galaxy de notebooks. Já neste ano, a empresa lançou o Galaxy Book Pro 360, que leva este nome por conta da sua tela capaz de girar em até 360° deixando o aparelho ser utilizado como um tablet.

O TecMasters recebeu uma unidade do Galaxy Book Pro 360 para testes e após passar um tempo com o mesmo para diversas atividades conta o que achou neste review. Confira!

Design e acabamento

Assim como outros notebooks da Samsung, o Galaxy Book Pro 360 é extremamente fino e pode ser guardado ou transportado facilmente para qualquer lugar. Já ao pesar apenas 1,04 Kg, o aparelho pode ser carregado facilmente até mesmo com uma mão.

Disponível apenas na cor Blue Navy, o notebook tem um acabamento elegante e minimalista, uma vez que poucos detalhes são vistos em seu corpo. Até mesmo na tampa, por exemplo, o logo da Samsung está destacado em alto relevo.

Galaxy Book Pro 360 - Acabamento

Imagem: TecMasters

O mesmo aspecto minimalista também pode ser visto quando o notebook está aberto. Já um ponto que pode não ser tão positivo, é que mesmo quando aberto, o notebook não tem nenhum sistema que o deixe inclinado e levemente levantado.

Já o maior diferencial do Galaxy Book Pro 360 fica pelo fato da sua tela poder girar em até 360º.  Por conta deste detalhe, o produto pode ser usado como se fosse um tablet. Não apenas isso, essa tarefa fica ainda melhor quando a caneta, que vem inclusa no seu conjunto, é usada.

No corpo do notebook estão presentes 3 portas USB do tipo C e uma entrada para fones de ouvido. Apesar das portas USB C já terem virado praticamente um padrão nos últimos anos, a crítica aqui fica por conta do kit do Galaxy Book Pro 360 não trazer nem ao menos um adaptador do tipo C para A.

Outro ponto a ser notado é que o notebook também é conectado a energia através de uma dessas portas USB-C. Assim, caso precise usar o aparelho na tomada, apenas duas portas ficarão disponíveis.

Tela e som

O Galaxy Book Pro 360 traz uma tela com display Super Amoled de 13,3 polegadas e resolução Full HD. Por conta da tecnologia do display, as cores exibidas são bem vivas e os tons de preto são precisos. A tela, ainda vale notar, é sensível ao toque e compatível com a S Pen.

Galaxy Book Pro 360 - Tela

Imagem: TecMasters

Apesar dos pontos positivos destacados acima e até oferecer um bom nível de brilho, algo que me incomodou foram os reflexos vistos na tela. Mesmo sem estar em um ambiente “extremamente claro”, por vezes tive que ver o reflexo e ajustes feitos nas configurações não ajudaram muito.

O Galaxy Book Pro 360, assim como muitos outros notebooks atuais, também aposta em bordas finas e oferece um ótimo ângulo de visão. A única borda mais “destacada” fica na sua parte de baixo, mas isso não chega a ser um grande contra ou a atrapalhar em algo.

Em relação ao som, o Galaxy Book Pro 360 não decepciona na qualidade e, além de entregar um volume relativamente alto, ainda apresenta bons graves.

Teclado e touchpad

Assim como outros notebooks do segmento ultra-fino, o Galaxy Book Pro 360 traz teclas do tipo “chiclete”, que ficam bem rentes ao seu corpo. O feedback tátil provido pelas mesmas, de forma geral, acaba sendo decente e o seu tamanho também contribui para que digitar seja uma tarefa agradável.

Galaxy Book Pro 360 - Teclado e touchpad

Imagem: TecMasters

O layout do teclado é do tipo ABNT, ou seja, com o Ç. Já as teclas “F1 até F12” podem ser usadas em conjunto com a tecla “Fn” para pequenas ações, como ajustar o nível de brilho e volume. O teclado, inclusive, conta um backlight bem discreto, mas que pode ajudar as pessoas a digitarem sem maiores problemas no escuro.

Já o botão utilizado para ligar o notebook, que na verdade é uma “tecla”, também é o sensor de impressões digitais do aparelho. O seu tempo de resposta e análise de digitais são excelentes.

O touchpad do notebook, além de ser espaçoso, algo que considero positivo, está bem posicionado e responde bem aos toques. Durante todos os meus testes, não tive nenhum problema com cliques acidentais.

Desempenho

Em sua configuração, o Galaxy Book Pro 360 traz um processador Intel i7-1165G7, 16 GB de memória RAM, SSD de 512 GB e placa de vídeo Intel Iris Xe.

Graças ao conjunto acima, como era de se esperar, o desempenho do notebook para atividades comuns, como navegar na internet e trabalhar com documentos, é excelente.

Já quando o assunto é jogos, a Intel Iris Xe até dá conta do recado em alguns títulos, como no Fortnite com as configurações gráficas no nível “baixo”. Alguns jogos mais pesados, como Skyrim, mesmo sendo antigo, até roda com um desempenho apenas satisfatório, mas também com as configurações gráficas no mínimo.

Assim, apesar do notebook ser capaz de rodar jogos, não espere que o Galaxy Book Pro 360 consiga rodar todos os títulos do momento ou os mais pesados. Inclusive, para títulos online, que tendem a ser mais leves, também é recomendado deixar as configurações no mínimo para evitar engasgos.

Durante o uso do notebook, fosse para tarefas simples ou para jogar, notei que o mesmo esquentava bem, chegando até mesmo a incomodar um pouco caso estivesse no colo ou na mão. Apesar deste ponto, vale notar que o Galaxy Book Pro 360 não mostrou lentidão ou travamentos em qualquer momento.

Já em relação a autonomia, o Galaxy Book Pro 360 não desapontou e chegou até mesmo a surpreender nos testes. Usando o notebook para navegar na internet e assistir vídeos durante 4 horas, a  carga da bateria foi de 77% para apenas 43% com o brilho da tela quase no máximo. O tempo para a recarga completa do aparelho girou em torno de 2 horas, o que considero ótimo tendo em vista a sua autonomia.

O Galaxy Book Pro 360, vale notar, vem com o Windows 10 Home Single Language instalado e, durante a sua configuração foi oferecido o upgrade para o Windows 11. Entretanto, devido ao tempo limitado de testes, a instalação do sistema não foi feita, mas é bom saber que o produto já está pronto para este upgrade.

Extras do Galaxy Book Pro 360

O grande diferencial do Galaxy Book Pro 360 fica pelo fato do mesmo poder ser utilizado como um tablet e também por conta da sua compatibilidade com a S Pen, que inclusive vem junto com o mesmo.
Como tablet, devo admitir, o Galaxy Book Pro 360 funciona muito bem graças ao Windows 10, que está bem otimizado para ser usado dessa forma. O único ponto a se estranhar fica por conta de “sentir as teclas” nessa hora, uma vez que o produto não vem com capa ou algo para cobri-las.

Galaxy Book Pro 360 com S-Pen

Imagem: TecMasters

Apesar do ponto destacado acima, vale notar que as teclas e o trackpad ficam bloqueados quando o aparelho está no modo tablet, então, cliques ou “apertos de teclas” acidentais não ocorrem.
Já como tem feito com seus outros aparelhos, a Samsung traz diversos aplicativos pré-instalados, sendo que alguns até chegam a incomodar a utilização do sistema.

Mesmo com o ponto acima sendo um contra, vale notar que a maioria dos apps pré-instalados podem ser removidos sem grandes riscos. Já outros aplicativos, da própria Samsung, são úteis e ajudam o usuário a extrair o máximo, por exemplo, da S Pen.

Preço e disponibilidade

O Galaxy Book Pro 360 foi lançado no mês de julho no Brasil com o preço sugerido de R$ 10.999,00.

Conclusão

O Galaxy Book Pro 360 traz uma proposta interessante de poder ser utilizado tanto como um notebook convencional quanto como um tablet. A design do aparelho é premium e diversos elementos contribuem para que o seu uso seja bastante agradável.

Além de ter a “tela que gira”, a S Pen também está inclusa no conjunto do aparelho e as funcionalidades extras que a mesma oferece também acabam sendo bem vindas.
Já no que diz respeito a performance, para as atividades comuns de trabalho do dia a dia, o Galaxy Book Pro 360 não deixa a desejar.

O único ponto que gostaria de ver melhorias é no sistema de resfriamento, uma vez que mesmo em atividades simples, o notebook acaba esquentando bastante, apesar de não ter seu desempenho comprometido.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *