Contra todas as expectativas, dá para dizer que 2021 foi um ano muito bom para os games – bem melhor que 2020, pelo menos. Mas nem tudo foi flores. Alguns jogos deixaram o motor morrer bem na largada e tiveram lançamentos terríveis este ano.

É exatamente por isso que o TecMasters mergulhou a fundo nas estreias de 2021 no mundo dos games para conferir quem pisou na bola com o público e não levou a sério aquela história de “a primeira impressão é a que fica”.

5 jogos com lançamentos desastrosos em 2021

Não estamos aqui para julgar quais foram os piores jogos em si ou quais ganharam nota baixa da imprensa especializada e do público, mas sim para colocar o dedo na ferida de quem transformou a celebração do lançamento de um game em um verdadeiro pesadelo.

Então, bora para a retrospectiva que esses títulos não vão passar vergonha sozinhos, não é mesmo?

5) Outriders

Parece mentira, mas Outriders foi lançado em 1º de abril deste ano após alguns adiamentos. Mesmo com o atraso havia uma alta expectativa dos jogadores sobre como a People Can Fly uniria elementos de RPG, sistema de cobertura e mecânicas de looter shooters em um único produto.

Infelizmente, em seu lançamento e nos dias seguintes a ele, o game sofreu com problemas muito sérios em seus servidores, esfriando o hype do público com o título. Some a isso um desbalanceamento severo de classes, um sistema precário de espólios e um bug que apagou todos os itens das contas dos jogadores e você tem um gostinho do que significa esta lista.

4) Balan Wonderworld

Balan Wonderworld

Imagem: Square Enix

Um competidor à altura de Mario e Sonic. Era isso que a audiência esperava de Balan Wonderworld, um projeto financiado pela Square Enix e idealizado por ninguém menos que Yuji Naka, o criador do ouriço azul mais rápido dos games. Afinal, o visual e atmosfera exibidos em seu trailer de anúncio, no Xbox Games Showcase 2020, eram impecáveis.

Corta para 26 de março deste ano. No lugar de um jogo de plataforma 3D viciante, criativo e empolgante, os gamers receberam um título genérico, com mecânicas mais simples que jogos de celular para o público infantil e história e mapas desinteressantes. Foi um lançamento tão ruim que Naka se aposentou logo em seguida.

3) Battlefield 2042

Battlefield 2042

Imagem: Dice/EA

Prometendo uma reformulação completa da franquia, a dupla EA e Dice tropeçaram com Battlefield 2042 antes mesmo do jogo ser lançado oficialmente. Durante uma espécie de soft launch, o game presenteou os seus mais ardorosos fãs com problemas gráficos, de jogabilidade e de servidor.

Pouco tempo depois, Battlefield 2042 recebeu uma atualização que deveria consertar mais de 300 bugs, mas acabou derrubando o jogo por horas, frustrando ainda mais os jogadores. Sem fé nenhuma na jogatina, o público ainda encontrou forças para remover no grito uma skin de Papai Noel antes mesmo que ela fosse implementada. Só poder ser karma, sério.

2) eFootball 2022

É mais difícil dizer o que a Konami fez de certo com eFootball 2022 do que listar o que fez de errado – não teve nada de certo, infelizmente. O jogo que marcaria uma nova era para a franquia pós-PES chegou incompleto, com gráficos risíveis, bugs incontáveis e problemas de performance não condizentes com o seu conteúdo.

Em meio a uma enxurrada de memes, a publisher japonesa prometeu consertar tudo em patches rápidos, mas falhou miseravelmente nesse ponto também, adiando boa parte das atualizações para 2022. A gente só fica com dó do nosso redator Igor, que teve que experimentar o jogo para poder dizer com propriedade: é ruim mesmo, pessoal.

1) Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition

Quem poderia vencer a força autodestrutiva da Konami em 2021? Ora bolas, ninguém menos que a Take-Two e a Rockstar, que transformaram 3 episódios icônicos da franquia GTA em motivo de piada no mundo dos games. Se a galera já tinha ficado pistola com a edição next-gen de GTA 5, o que dizer do remaster de GTA Trilogy?

GTA 3, Vice City e San Andreas foram reduzidos a uma versão de papel crepom dos jogos originais, com centenas de bugs, modelos horríveis, defeitos visuais e até mesmo erros ortográficos espalhados pela cidade. No PC, Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition é tão tosco que os compradores estão até ganhando outro game na faixa.

Lembrete para deixar tudo ainda mais revoltante: meses antes do lançamento do pacote remasterizado, a Take-Two obrigou vários modders a cancelarem edições realmente atualizadas e modernas dos 3 games baseadas em GTA 5. O coração chega até a bater – como diria o meme clássico.

Menções (des)honrosas

Fail

Imagem: Giphy

Werewolf: The Apocalypse – Earthblood, Dungeons & Dragons: Dark Alliance e Destruction AllStars foram outros jogos que derraparam com gosto por conta de bugs, instabilidade ou simplesmente por entregarem uma jogatina pífia, bem aquém do esperado. Mas não o suficiente para figurar na lista principal, é claro.

Um salve especial para New World, que até teve um lançamento robusto e só teve seus servidores congestionados por causa da quantidade de acessos simultâneos – mais de 900 mil, causando filas de até 92h. Porém, em tempo recorde a maré virou e o MMORPG da Amazon perdeu centenas de milhares de jogadores em meio a bugs, bots e outros vacilos.

New World

Imagem: TecMasters/Marcelo Rodrigues

Comemos bola de alguma coisa? Esquecemos de mais algum lançamento decepcionante de jogos em 2021? É só falar com a gente mais abaixo, na seção de comentários.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jacileide Alves Rozendo
    29 de dezembro de 2021 - 13:59

    tô cadrastndo minha filha Adolescente 15 anos o nome dela é Andressa Rozendo Barros