Imagem: Tecmasters/Unsplash/Matrix

A rede de comunicação aberta e descentralizada Matrix, um projeto de código aberto mantido pela fundação sem fins lucrativos Matrix.org, anunciou o crescimento recorde de 79% nos últimos 12 meses, contando agora com mais de 60 milhões de usuários.

Os números são uma vitória para a pequena equipe de desenvolvedores e voluntários que “objetiva criar uma plataforma aberta e independente focada em comunicação”, segundo a descrição no site da organização.

De acordo com informações de um comunicado compartilhado com o site BleepingComputer, a rede de mensagens descentralizadas registrou um recorde de 25 milhões de usuários só em 2021, resultado de três eventos.

O carro-chefe desse crescimento chama-se Element, o aplicativo de mensagens que se popularizou  entre usuários e corporações que o adotaram buscando uma plataforma de comunicação segura para substituir serviços mais comerciais.

Rede de mensagens descentralizada Matrix cresce e atinge os 60 milhões de usuários

Imagem: Reprodução/Matrix

O sistema nacional de saúde da Alemanha também colaborou com o crescimento da rede Matrix, quando decidiu adotá-la no último inverno, há um ano. Mais de 150 mil organizações no país devem migrar gradualmente para esta padronização.

Os números também contaram o apoio da Rocket.Chat, uma plataforma de comunicação open-source. Em maio, o serviço anunciou a adoção do protocolo Matrix, dando a opção a 12 milhões de usuários de se comunicarem com outros através da rede mais ampla da Matrix.

Rede de mensagens descentralizada Matrix cresce e atinge os 60 milhões de usuários

Imagem: Reprodução/Rocket.Chat

“O novo marco da Matrix, ultrapassando 60 milhões de usuários, é um sinal claro de que os usuários não querem ser submetidos a aplicativos de mensagens financiadas por publicidade que minam suas informações”, disse o cofundador e CEO da Matrix Matthew Hodgson em um e-mail.

Próximos passos

Após conquistar o marco histórico, a pequena equipe planeja atingir 100 milhões de usuários. Para isso, tornar o projeto ainda mais sedutor tecnicamente com as seguintes implementações pode ser a chave:

  • Vídeo conferência descentralizada e criptografada de ponta a ponta: embora já suporte VoIP para pequenos grupos e no momento está expandindo para centenas de usuários simultâneos.
  • Matrix de ponta a ponta: transformar os dispositivos em servidores para criar uma rede P2P pura, tornando a Matrix mais distribuída e resiliente.
  • Terceira sala: metaverso descentralizado e de código aberto, construída inteiramente sobre o protocolo Matrix. Diferentemente do metaverso criado por Zuckerberg, a ideia é permitir que pessoas descubram e criem novos mundos virtualmente, protegendo a privacidade e mantendo a propriedade dos seus próprios dados.

Para aqueles que ainda não conhecem o protocolo Matrix, o aplicativo Element é a forma mais fácil para começar. Ele está disponível para várias plataformas na página do site oficial.

 

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.