Não bastasse o anúncio dos novos chipsets Snapdragon 8+ Gen 1 e 7 Gen 1, a Qualcomm também divulgou novidades para o mercado de realidade aumentada (AR). Nesta sexta (20), a gigante apresentou um design de referência dos óculos AR Smart Viewer, mas desta vez, totalmente livre de cabos para conectar a dispositivos.

A nova plataforma da Qualcomm para óculos AR wireless

Vale lembrar que, por ser um design de referência, o Wireless AR Smart Viewer da Qualcomm não será o verdadeiro produto — apenas uma ideia para suas parceiras. Na verdade, o óculos foi criado para mostrar todo o potencial do Snapdragon XR2, o chipset por trás do dispositivo.

Se o Snapdragon XR1 permitia pareamento via tethering, o diferencial da nova plataforma é a possibilidade de um processamento sem fio que distribui cargas de trabalho de computação entre o smartphone e o óculos AR. Isso é possível por meio de uma solução FastConnect 6900 com conectividade Wi-Fi 6/6E e Bluetooth que permite latências inferiores a 3 ms.

Mas a tecnologia wireless não é a única novidade. Como o Snapdragon XR2 foi projetado para dar mais elegância aos wearables, seu design permite alimentar óculos AR até 40% mais finos. No caso do design de referência do Wireless AR Smart Viewer, isso resultou em uma distribuição de peso mais ergonomicamente equilibrada.

Wireless XR2 AR Viewer da Qualcomm 2

Imagem: Divulgação/Qualcomm

O modelo da Qualcomm também conta com um display binocular micro-OLED duplo que permite uma resolução de 1920 x 1080 por olho, taxa de quadros de até 90 Hz, e um recurso sem desfoque de movimento. Isso sem falar nas câmeras monocromáticas duplas e na câmera RGB presente no óculos inteligente que permitem rastreamento de cabeça de seis graus de liberdade (6DoF) e rastreamento de mão com reconhecimento de gestos para obter precisão de AR.

Quando chega?

A Qualcomm afirma que o design de referência do Wireless AR Smart Viewer está disponível para parceiros selecionados, com previsão de maior disponibilidade nos próximos meses. Isso certamente fará com que players do mercado desenvolvam óculos AR ainda mais potentes e tecnológicos. E o melhor: sem fios.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments