A Qualcomm anunciou durante o Snapdragon Tech Summit 2021 sua plataforma móvel 5G mais recente: o Snapdragon 8 Gen 1. Na ocasião, a empresa falou que a novidade abre caminho para uma nova era de tecnologia para smartphones equipados com conexão de quinta geração.

Ainda segundo a companhia, seu processador deve ser adotado por diversas marcas globais, incluindo Motorola, Xiaomi, Realme, Sony, Honor e OnePlus. Além disso, espera-se que os primeiros aparelhos com a novidade cheguem ao mercado antes do fim de 2021. As principais melhorias são:

  • Captura de vídeos e fotos em até 8K;
  • AI Engine para aumentar o poder de processamento;
  • Snapdragon Elite Gaming para oferecer experiência de jogos a nível de desktop;
  • 5G com velocidade de até 10 Gbps;
  • Suporte ao Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E.

Especificações do novo Snapdragon

Especificações Snapdragon

Imagem: Qualcomm

Na parte de especificações, o novo Snapdragon é o primeiro chip da Qualcomm a contar com a arquitetura Armv9 mais recente. Isso significa que a nova CPU Kryo de oito núcleos terá um principal baseado no Cortex-X2 com 3,0 GHz, junto de outros três para desempenho (Cortex-A710 com 2,5 GHz) e um quarteto para eficiência (A510 com 1,8 GHz).

A empresa promete que o Snapdragon 8 Gen 1 terá 20% melhor desempenho e 30% mais eficiência quando comparado com o modelo do ano passado. Além disso, a presença da tecnologia AI Engine faz com que o chip possa operar até 4x mais rápido que o modelo anterior – até então, o mais rápido da Qualcomm.

Para melhorar a questão do 5G, o chipset conta com o modem Snapdragon X65. Com a novidade, haverá suporte para velocidades de até 10 Gbps – embora essa velocidade dificilmente seja atingida na prática.

Qualcomm Snapdragon

Imagem: Divulgação/Qualcomm

O chipset também oferece suporte ao Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E, Bluetooth LE Audio e tecnologia Snapdragon Sound.

Como acontece com os processadores premium da empresa, a Qualcomm deu grande ênfase nos suportes aos recursos de câmera de seu lançamento. A tecnologia presente permite tirar até 240 fotos de 12 MP em um segundo ou fotografar em 8K com HDR enquanto tira fotos de 64 MP.

Games e segurança são uma preocupação da Qualcomm

Snapdragon 8 Gen 1

Imagem: Qualcomm

O grande destaque do chip, além das melhorias já citadas, fica por conta do foco em games – e a presença do Snapdragon Elite Gaming. Com essas implementações, a empresa promete uma experiência de jogos próxima do que é visto em desktops, já que o chip possui suporte a cenas HDR ricas em cores e com alta qualidade visual.

Segundo a Qualcomm, a GPU Adreno implementada oferece um aumento de 30% nos recursos de renderização de gráficos e 25% em economia de energia em comparação com a geração anterior.

Com o Adreno Frame Motion Engine, os dispositivos equipados com o Snapdragon 8 Gen 1 podem gerar o dobro de frames – embora o consumo de energia permaneça inalterado.

Outra novidade trazida pelo chip é o Variable Rate Shading Pro, uma ferramenta que promete mais precisão para que os desenvolvedores de jogos possam oferecer mais desempenho para suas produções.

Por fim, há melhorias de segurança no novo Snapdragon. Há uma nova camada de proteção com a adição do “Trust Management Engine” que oferece suporte para chaves digitais de carro, carteiras de motorista, documentos de identidade e carteiras de dinheiro.

Apesar do novo nome, o Snapdragon 8 Gen 1 não deve quebrar a tradição da empresa de oferecer atualizações anuais aos carros-chefe da companhia. Com sua chegada prevista ainda para este ano, não deve demorar muito para que mais detalhes sobre o poder do chip sejam compartilhados.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *