A Samsung e a Adata mostraram seus primeiros SSDs com padrão PCIe 5.0. A revelação acontece pouco antes da Consumer Electronics Show (CES), marcada para acontecer em janeiro. As criações devem atingir velocidades de leitura/gravação de 14/12 GBps – essencialmente, duas vezes mais rápido que as unidades PCIe 4.0 atuais.

No caso da Adata, a empresa revelou dois protótipos com capacidade de até 8 TB. O primeiro deles, o Project Nighthawk foi projetado usando controlador Silicon Motion SM2508 que oferece velocidade de leitura/gravação de 14/12 GBps; enquanto o Project Blackbird conta com controlador InnoGrit, que conta com leitura/gravação de 14/10 GBps.

A Samsung revelou o SSD PM1743 PCIe NVMe, que conta com a 6ª geração do v-NAND da Samsung e um controlador proprietário que suporta a interface PCIe 5.0. O dispositivo oferece velocidades de gravação sequencial de 6.600 MB e deve ser lançado em versões que variam de 2 TB a 16 TB.

Segundo a Samsung, o SSD está atualmente em teste por fabricantes de chipset e servidores. A previsão é que a produção em massa comece no primeiro trimestre de 2022.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *