Imagem: Reprodução/pinballwiz45b

Quem começou a usar computadores Windows ainda na década de 90 certamente se lembra do clássico jogo de Pinball 3D, que foi adicionado na versão 95 do SO. Embora ele tenha “sumido” após a versão XP, a boa notícia é que o game acaba de receber um port (não oficial) para Android.

O icônico Pinball 3D, mas agora no Android

Empenhados em manter o título “vivo”, uma comunidade de modders conseguiu realizar a engenharia reversa do código do game para transformá-lo em uma forma legível. Isso permitiu que desenvolvedores pudessem portar o game para qualquer plataforma, desde que os ativos do jogo fossem extraídos e emparelhados com o código descompilado.

E foi basicamente isso que o dev Federico Matteoni. Ele aproveitou do port original de Pinball 3D para Android criado por Iscle, incluiu uma correção e disponibilizou uma versão pronta para compilação. O resultado foi uma adaptação do icônico game do Windows rodando em smartphones Android de maneira nativa — sem qualquer tipo de emulação.

Pinball 3D

Imagem: Reprodução/XDA-Developers

Como o arquivo não está disponível no Google Play, interessados podem realizar o download do APK por meio deste link. Nesta página estão os arquivos necessários para instalar o jogo em dispositivos Android, bem como links originais de outros ports — desde o PS Vita até webOS TV.

A experiência pode não ser a mesma de sentar-se em um computador do século passado para jogar um título de fliperama. Mas pode servir como uma prática nostálgica para os mais veteranos ou mesmo uma nova descoberta para gamers mais novos.

Via: XDA-Developers

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.