Um piloto de esports da Fórmula 1 fechou um contrato para pilotar a temporada da Fórmula 2. O corredor que saiu do real para o virtual foi Cem Bolukbasi, que com 23 anos passa a seguir a trilha de outros grandes esportistas como Lewis Hamilton.

Bolukbasi irá correr no campeonato 2022 FIA Formula 2 com a equipe Charouz Racing System. É a primeira vez que um integrante do time F1 esports passa para esta categoria de corridas.

“Ainda estou achando inacreditável”, disse o piloto. “Acho que a conquista me parece mais real a cada hora. Era um grande sonho que aconteceu de verdade, e é bem difícil expressar o que significa, mas é incrível e estou muito feliz”.

Bolukbasi competiu na F1 Esports em 2017 e 2018. Em 2019, participou de parte do campeonato GT4 europeu. Pilotou carros durante duas temporadas do GT4 em 2020 e 2021, e venceu duas vezes na categoria Pro-Am.

Em 2021, o piloto participou do campeonato asiático F3. No mesmo ano, venceu sua primeira corrida no EuroFormula Open, juntando-se à equipe Van Amersfoort para a quarta rodada da temporada. Depois de sua primeira vitória na Hungria, venceu na Espanha e ficou em quinto lugar geral.

O primeiro teste para a F2 foi em Abu Dhabi no final de 2021, com um carro Van Amersfoort. Em 2022, fará parte da equipe Charouz, com um companheiro de equipe que ainda será anunciado.

“Eu estive em Abu Dhabi em 2017, para a F1 Esports como um piloto virtual”, ele disse. “Para retornar depois de quatro anos em um carro da F2 é muito insano para mim, ver tudo acontecer. Eu assisti o final da F1, fiz o teste, e um dia depois estava pilotando um carro F2. Eu era como uma criança vivendo um sonho nesses cinco ou seis dias”.

Simulação Fórmula 1 F1 2021

Simulação F1 2021 – (Imagem: reprodução / YouTube)

Com um calendário de 14 rodadas, todas que caem em finais de semana de F1, a F2 será a maior até agora. E Bolukbasi afirma que sua experiência em esports foi definitiva para ajudá-lo.

“Se eu nunca tivesse entrado na F1 Esports, nunca teria tido a chance de entrar em um carro de verdade, não estaria aqui”, disse. Bolukbasi retornará ao cockpit nos dias 2 a 4 de março, em Bahrain, para testar o carro, e a temporada inicia duas semanas depois.

Outros jogadores de F1 que jogaram esports e corridas reais

Apesar de ser o primeiro “promovido” diretamente, outros jogadores já foram gamers em esports e passaram depois a correr corridas reais, de acordo com o Eurogamer.

Jann Mardenborough, do País de Gales, que participou do Super GT do Japão com vitórias após ter vencido no GT Academy do Gran Turismo.

Há ainda pilotos que têm afinidade por esports. O campeão da F1, Max Verstappen, faz parte do Team Redline onde compete no Le Mans Virtual, um campeonato de 24 horas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *