Imagem: reprodução/PSY

Nada melhor do que o Dia Internacional do Meme — que é comemorado hoje, 13 de maio (e que calhou de ser uma sexta-feira 13), para recordar alguns dos momentos icônicos da Internet, como o famoso Grumpy Cat e sua cara amarrada! Você acredita que já faz 10 anos desde que esse gato expressivo começou a fazer parte dos nossos dias na interwebz?

Pois é! E não apenas memes, mas diversos outros momentos singulares, que fizeram história nos anos 2010, estão completando neste 2022 uma década de existência.

Trouxemos este e outros marcos que representam a nata da Internet para você lembrar. Não esqueça de deixar nos comentários qual deles é o melhor de todos!

Para recordar: momentos icônicos que completam 10 anos em 2022

  • Grumpy Cat

O meme do Grumpy Cat foi um dos mais famosos da internet nos anos 2010

Imagem: Grumpy Cat/TecMasters

Nossa lista começa com ele, o meme do Grumpy Cat. Muitas pessoas não sabem, mas “o” Grumpy Cat na verdade é “a” Grumpy Cat: a gata chamada Tardar Sauce nasceu em 2012 e logo se tornou uma das primeiras e mais relevantes celebridades “gatísticas” da rede mundial de computadores por conta da sua face bastante expressiva. Apesar de já ter falecido (coincidentemente ou não, a data de falecimento da gatinha foi em 14 de maio), a conta oficial dela no Instagram ainda contabiliza diversos: até o momento de fechamento desta matéria, eram 2,5 milhões de seguidores ávidos por suas frases ácidas. Os gatos de hoje que me perdoem, mas essa gatinha vai ficar para sempre marcada na história como a gata mais icônica da Internet.

  • McKayla Maroney não está impressionada

Há exatos 10 anos, a medalista olímpica e ex-ginasta estadunidense MaKayla Maroney estava mostrando ao mundo, literalmente em rede internacional, que definitivamente não estava impressionada! Ela ficou famosa após fazer uma careta ao receber medalha de prata pela sua apresentação nas Olimpíadas de Londres em 2012. Ela diz que foi apenas por dois segundos, mas foram esses segundos que fizeram ela deixar marca na história (mais até do que o que a levou a subir ao pódio das Olimpíadas). A careta ficou tão famosa que até o ex-presidente Barack Obama entrou na onda.

  • Overly Attached Girlfriend

Laina Morris, também conhecida como a “Overly Attached Girlfriend”, ficou famosa (e virou um meme por isso) depois de postar seu vídeo no YouTube em resposta à música de Justin Bieber, o hit “Boyfriend”. A paródia de três minutos fez com que não apenas a letra — que é sobre uma namorada super possessiva — ficasse marcada na história, mas também a expressão preocupantemente paranóica de Laina também ficassem para sempre em nossas memórias e corações.

  • Mais sorte da próxima vez, Brian (ou não?)

Kyle Craven, o rosto por trás do meme Bad Luck Brian

“Amigo postou a foto dele online. A Internet fez o resto” – Imagem: reprodução/BuzzFeed

A história por trás do meme Bad Luck Brian começou, na verdade, em 2007: Kyle Craven, a pessoa real por trás da imagem do meme, conta em uma entrevista ao BuzzFeed que era o tipo de aluno que não estava tão interessado nas aulas, mas sim em fazer pegadinhas na escola junto com o amigo Ian. Ela afirma que um dos seus dias favoritos na escola (e um que ele podia se preparar para deixar “a sua marca” no mundo das piadas) era o dia de tirar foto para o anuário. Foi inclusive em um desses dias que ele fez a grandiosa foto que posteriormente virou meme (e que foi banida pela diretora da instituição na época, porque não estava adequada).

Mas a foto só ficou famosa em 2012, quando Ian — cujo principal hobby na época era fazer memes — decidiu pegar a foto do amigo, escrever uma frase engraçada e jogar no Reddit. Ele posteriormente mandou apenas uma mensagem de voz para o amigo, para informá-lo que “fiz de você um famoso na Internet”. Kyle, achando que era mais uma brincadeira de Ian, ficou realmente surpreso quando, no dia seguinte, viu seu rosto estampado em toda página online.

  • PSY

O cantor sul-coreano PSY, pseudônimo de Park Jae-Sang, foi o primeiro a postar um vídeo do YouTube que atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações em dezembro de 2012 (e hoje, até o fechamento dessa matéria, acumula mais de 4,4 bilhões de views). O vídeo, no entanto, já havia se tornou viral já em novembro, catapultando a carreira do cantor de forma massiva internacionalmente.

“Gangnam Style”, que é o nome do hit, é um neologismo usado por coreanos para falar sobre o estilo de vida associado aos cidadãos do distrito de Gangnam, em Seul — que é a região mais rica da capital. Mas não se engane: ao ver o vídeo pela primeira vez, você pode até achar sem pé nem cabeça, mas ele é na verdade uma paródia para justamente satirizar o estilo “Gangnam”. Até hoje a música faz todo mundo dançar.

  • Call Me, Maybe?

O videoclipe da cantora canadense Carly Rae Jepsen foi lançado como um single em 2011, mas foi em 2012 que a música estourou nas paradas após ter recebido uma “mãozinha” de Justin Bieber: o cantor, que também é canadense, estava de passagem pela sua terra natal quando escutou a música e decidiu fazer um vídeo de zoeira com a então namorada e também cantora Selena Gomez e alguns outros amigos. A postagem, claro, viralizou e o resto é história.

  • Menos Luiza, que está no Canadá

Um dos clássicos brasileiros que não poderia ficar de fora desta seleção: quem poderia esquecer de Luiza, que estava no Canadá? Há dez anos, o comercial — que era para apresentar um empreendimento residencial na Paraíba — acabou virando meme nacional com o comentário de Geraldo Rabello, o protagonista da propaganda, que fez questão de reunir toda a família para curtir o momento no empreendimento — menos Luiza, que está no Canadá.

  • #Oioioi

[Para recordar] De Grumpy Cat a Gangnam Style: momentos icônicos da Internet que completam 10 anos!

Imagem: reprodução

Outro ícone dos memes brasileiros de 2012 foi a novela Avenida Brasil, protagonizada por Débora Falabella e Adriana Esteves, que eternizou a Carminha. Além da hashtag #oioioi, em referência à canção tema da novela, a icônica cena do congelamento que finalizava a trama em todos os capítulos também virou febre na época e estampou muita frase por aí, gerando até mesmo vídeos — como este aqui em que o Kiko fala para a Chiquinha que o Chaves foi atropelado, ou este outro aqui em que Luke descobre que Darth Vader é seu pai.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.