Sim, sabemos que quinta-feira é o dia correto para celebrar um TBT. Mas esta sexta-feira (3) definitivamente não podia passar em branco: afinal de contas é nesta data que o primeiro PlayStation da Sony comemora seu 27º aniversário, relembrando memórias nostálgicas da infância de muitos players.

Para os gamers mais jovens que não chegaram a conhecer o videogame, o PlayStation foi o primeiro console da linha da Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão. Trazendo os melhores gráficos para a época, o produto revolucionou a indústria de jogos e consolidou a substituição dos CDs aos bons e velhos cartuchos.

O PS1 vinha com 2 MB de memória RAM, 1 MB de VRAM e apenas 512 KB de memória ROM. Tudo isso dentro de uma caixa retangular cinza com design quadrado, de 1,5 quilo, e medindo aproximadamente 27 cm de largura, 18,8 cm de comprimento e apenas 6 cm de altura.

Primeiro console PlayStation da Sony

Imagem: Hello I’m Nik/Unsplash

Trajetória do PlayStation

Curiosamente, o PS1 poderia ter uma história bem diferente. Isso porque a Sony uniu forças com a Nintendo para concretizar um console que nunca chegou a existir. Infelizmente, a parceria foi um fracasso. Mas a boa notícia é que a gigante insistiu em criar seu próprio videogame baseado em CD. E deu certo.

Já em seu lançamento, o console foi um enorme sucesso. Filas e filas eram vistas na estreia, já que seus gráficos em 32 bits impressionavam qualquer jogador acostumado aos antigos 16 bits. No ano seguinte, o videogame chegou aos EUA e à Europa, e em 2000, ganhou uma versão slim (PSOne), antes de consolidar-se no mercado global.

Primeiro console PlayStation da Sony

Imagem: Cláudio Luiz Castro/Unsplash

Os números falam por si só: em 2005, a Sony registrou que o videogame bateu a marca de 100 milhões de unidades vendidas, tornando-se o primeiro console a atingir o feito. Isso é, com a ajuda de títulos como Resident Evil, Final Fantasy VII, Metal Gear Solid, Castlevania: Symphony Of The Night, entre tantos outros.

Não à toa, o primeiro PlayStation segue como um dos videogames — o quinto para ser mais exato — mais vendidos na história. Certamente a Sony não previu que o videogame lançado há exatos 27 anos pavimentaria um caminho para todos os seus sucessores, que continuam a fazer sucesso nos dias atuais.

E se depender da comunidade gamer, ele jamais será esquecido. Parabéns, PS1!

Fonte: Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *