Menos de três anos após a chegada da tecnologia PCIe 5.0, a próxima geração acaba de ser anunciada oficialmente. O padrão PCIe 6.0 dobra a largura de banda para beneficiar mercados intensivos em dados, como data centers, o setor de inteligência artificial e machine learning.

A partir de agora, a taxa de dados chega a 64 GT/s, além de dobrar a largura de banda bidirecional máxima para até 256 GB/s por meio de uma conexão de 16 vezes.

Há ainda baixa latência graças a uma nova codificação baseada em unidade de controle de fluxo. Isso permite o uso de uma correção de erro direta com modulação de amplitude de pulso e uma forte verificação de redundância cíclica.

Vale citar também que o padrão PCIe 6.0 será totalmente compatível com as versões anteriores. Isso foi adotado já que muitas pessoas investiram pesado na implementação da tecnologia. A ideia é continuar dando suporte para milhões de produtos existentes.

No entanto, o que importa é quando a novidade vai chegar para todos. Por enquanto, ainda não há previsão. Deve demorar um pouco até que a tecnologia chegue a placas de vídeo, chipsets e placas-mãe.

Mesmo assim, as placas de vídeo atuais pouco utilizaram a alta largura de banda disponível com o PCIe 4.0 – e muito menos a PCIe 5.0. Portanto, as GPUs atuais pouco se beneficiariam de um slot PCIe 6.0. Mesmo assim, tudo pode mudar com as próximas gerações.

Recentemente, a Intel anunciou a adoção do padrão PCIe 5.0 para computadores com Alder Lake. SSDs com a tecnologia também devem chegar em breve.

Via: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *