Esta quarta-feira (15) definitivamente vai entrar para história (claro, se o clima assim permitir): a data marcará a primeira missão espacial orbital totalmente civil, intitulada de Inspiration4, que enviará quatro tripulantes ao redor da Terra em uma jornada de três dias. Tudo isso a bordo da nave Crew Dragon Resilience, da SpaceX.

A empresa privada de voos espaciais do bilionário Elon Musk vai enviar a nave ao espaço por meio de um veterano foguete Falcon 9 — o modelo reutilizável —, chamado de B1062. O foguete vai partir do Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center, localizado na Flórida (EUA).

Se as condições de voo estiverem favoráveis, a expectativa é de que a janela de decolagem, de aproximadamente cinco horas, seja aberta a partir das 21h (horário de Brasília). Se a missão não for concluída nesta quarta, a próxima tentativa será feita nesta quinta-feira (16), no mesmo horário.

A cerca de 575 quilômetros acima da Terra, o Crew Dragon Resilience fará um voo livre orbital por aproximadamente três dias. Para se ter uma noção, a nave voará mais alto do que a ISS (International Space Station) e mais alto do que a órbita atual do Telescópio Espacial Hubble.

Imagem de foguete da SpaceX que levará os tripulantes da Inspiration4 para a órbita da Terra

Missão significará um novo marco para o turismo espacial. Divulgação: SpaceX

E é bom os tripulantes “apertarem os cintos”, já que a nave da SpaceX estará a 27 mil quilômetros por hora. Essa velocidade possibilitará uma volta ao redor da Terra a cada 90 minutos.

Marcos da missão da SpaceX

A Inspiration4 marcará a 23ª missão do Falcon 9 até agora, e o segundo lançamento da SpaceX em uma semana — na última segunda-feira (13), a companhia enviou 51 satélites de internet Starlink ao espaço para seu projeto de conexão via satélite. Mas a missão está longe de ser “uma qualquer”.

Apesar de ser “apenas” a quarta missão tripulada da SpaceX, será a primeira a transportar cidadãos particulares ao invés de astronautas treinados profissionalmente. Isso significará um enorme passo para o turismo espacial, que deve desencadear novos avanços tecnológicos das empresas privadas.

Por falar em ineditismo, essa será a primeira vez que três espaçonaves Dragon estarão em órbita simultaneamente. Os outros dois (um veículo de tripulação e outro de carga) estão atualmente anexados à ISS, mas a nave da Inspiraton4 não irá atracar em nenhuma estação espacial.

Além disso, o lançamento também registrará o 128º voo geral do foguete Falcon 9 e, se tudo der certo, também será a 92ª recuperação do primeiro estágio do booster desde dezembro de 2015.

Expectativas

Ao que parece, tudo está caminhando para um lançamento bem-sucedido. Como parte de um teste pré-lançamento, a SpaceX lançou o foguete da plataforma no último dia 12. Nove motores Merlin 1D do Falcon foram ligados para que os engenheiros garantissem que o propulsor estava funcionando corretamente.

Felizmente, todos os dados coletados apontam que o Falcon 9 está pronto para o lançamento. A equipe envolvida na missão continuará a monitorar, tanto o foguete quanto a nave Crew Dragon, para que tudo esteja em ordem antes da decolagem.

O único empecilho poderá ser as condições meteorológicas. Os especialistas ficarão de olho no céu nas últimas horas antes da contagem regressiva. A equipe também vai monitorar o clima do local, bem como a trajetória de voo da nave para evitar surpresas ao longo do caminho.

Objetivos

Segundo o site oficial da SpaceX, um dos focos da missão será baseado em “conduções de pesquisas científicas destinadas a promover a saúde humana na Terra e durante voos espaciais de longa duração”.

A principal missão, no entanto, será auxiliar a ambiciosa meta para arrecadar US$ 200 milhões para o Hospital St. Jude Children’s Research, responsável por desenvolver pesquisas e promover tratamentos para doenças infantis.

Cerca de US$ 100 milhões dessa meta já foram garantidos por Jared Isaacman, bilionário e fundador da Shift4 Payments. Responsável por conduzir a tripulação Inspiration4, ele financiou todas os quatro assentos da nave para ajudar na arrecadação de fundos e proporcionar uma experiência única para os tripulantes.

A tripulação vai contar ainda com outros três indivíduos, cada um representando um dos pilares da missão: Hayley Arceneaux (“Esperança”), sobrevivente de câncer e assistente médica em St. Jude; Sian Proctor (“Prosperidade”), geocientista e comunicadora científico; e Chris Sembroski (“Generosidade”), engenheiro de dados.

Tripulantes da missão Inspiration4, da SpaceX

Tripulantes da missão Inspiration4. Divulgação: Inspiration4

Certamente, o mundo vai parar para acompanhar (e torcer) para uma missão bem-sucedida da SpaceX e dos tripulantes — seja pelo marco inédito envolvendo o turismo espacial ou mesmo pelo ato filantrópico que faz parte de toda a missão.

Fonte: Space

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments