Imagem: Lia Koltyrina/Shutterstock

Empecilhos não têm faltado para os consumidores de GPUs: é falta de estoque, paralisações de fábricas, preços nas alturas… Não que o mercado vá mudar de uma hora para outra, mas a boa notícia é que novas placas de Nvidia, AMD e Intel parecem finalmente estar chegando.

Claro, isso é motivo de sobra para que o mercado comemore (e muito). Afinal de contas, o momento pode marcar a primeira vez em que veremos lançamentos de GPUs das três gigantes do setor.

Mas como atrasos já foram vistos anteriormente, toda cautela é pouca.

Novas GPUs a caminho?

Intel

A mais cotada para puxar a linha de frente de lançamentos é a Intel. Em fevereiro, a big tech confirmou que suas placas de vídeo Arc Alchemist para desktops foram adiadas para o 2º semestre de 2022. Ainda assim, a expectativa é de que as GPUs para laptops cheguem ao mercado ainda em março.

Não houve nenhuma confirmação pela Intel, mas especulações anteriores sugeriram que modelos para desktops podem dar as caras em alguma convenção de jogos entre abril ou junho. Se confirmado, o evento pode marcar a chegada das GPUs Arc A300, A350 e A380.

Nvidia

Outra que pode anunciar uma nova placa de vídeo seria a Nvidia. Embora nenhuma atualização tenha sido divulgada desde a CES 2022, um post no fórum Chiphell sugere que a marca deve lançar a RTX 3090 Ti, de 24 GB, no dia 29 de março.

A publicação atribui o atraso a supostos problemas enfrentados pela companhia envolvendo as memórias da placa. Apesar de impasses com hardware/BIOS também serem considerados, o post afirma que houve dificuldades com a estabilidade da memória em alguns cenários específicos.

Post leaks GPUs

Imagem: Reprodução/Chiphell

Ainda de acordo com a publicação, a GPU RTX 3070 Ti com 16 GB teria sido cancelada pela Nvidia. Nenhum motivo foi informado e não houve confirmação oficial da marca. Logo, a especulação segue “apenas” como especulação — ao menos por ora.

AMD

Quanto à AMD, especulações anteriores insinuaram que a marca pretende anunciar uma atualização da linha de GPUs Radeon RX 6000. O modelo “carro-chefe” RX 6950XT deve ser uma resposta ao RTX 3090 Ti da Nvidia, enquanto RX 6750XT e RX 6650XT podem competir com produtos Arc da Intel.

É possível que a RX 6950XT seja lançada em algum momento de abril. Já os modelos de médio porte ainda não possuem previsão de lançamento.

Melhor esperar

Novamente, há bons indícios de dias melhores para o mercado de GPUs, mas tratando-se de um cenário tão instável, o melhor a se fazer é esperar até o anúncio oficial dos produtos.

Com sorte, gamers, criadores e mineradores podem ganhar mais opções de escolha muito em breve.

Via: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.