Imagem: Shutterstock

A partir desta terça-feira (26), a nova carteira de identidade, que vai ter como número principal o Cadastro de Pessoas Físicas – o CPF -, começa a ser emitida no Brasil.

Por enquanto, apenas algumas unidades federativas devem ganhar o novo documento. A pioneira será o Rio Grande do Sul, que já começa a emissão nesta terça. Os outros locais que devem oferecer o serviço em seguida são Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Ainda não há previsão para a chegada da novidade a outros estados.

Mas o uso do número do CPF como principal informação não é a única mudança da nova carteira de identidade. O documento agora conta com a implementação de um código chamado MRZ, que é de padrão internacional e serve como documento de viagem – é o mesmo encontrado nos passaportes emitidos no mundo todo.

No entanto, é importante citar que, por enquanto, a nova identidade só será aceita como documento para viagens em países do Mercosul, já que o Brasil não fechou outros acordos.

Mas além disso, a nova identidade também vai contar com um QR Code para oferecer mais segurança para os usuários. Isso porque, por meio de dispositivos simples, como um smartphone, será possível fazer a validação desse documento usando a tecnologia.

Nova carteira de identidade

Imagem: Secretaria de Segurança de São Paulo

Nova carteira de identidade, para quem?

Por enquanto, a nova carteira de identidade será emitida somente para as pessoas “que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas”. Caso alguma irregularidade esteja registrada, não será possível realizar a emissão do documento.

Para verificar se há alguma questão, o usuário pode consultar a situação do CPF no site da Receita Federal. Caso alguma pendência seja constatada, dependendo da situação, é possível realizar a regularização online.

Vale citar que a nova carteira de identidade terá validade de 10 anos para todas as pessoas com até 60 anos. Cidadãos acima dessa idade ainda podem continuar usando o documento antigo por tempo indeterminado.

Via: Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.