O que você faz em cinco minutos? Sim, 300 segundos apenas. Este é um novo marco para a indústria automotiva. Uma fábrica na China desenvolveu uma nova bateria para carros elétricos que pode ser totalmente carregada em apenas cinco minutos, conforme revela uma reportagem do The Guardian.

O tempo de carga das baterias dos elétricos ainda é um desafio para a categoria. O carregamento rápido certamente é um dos maiores objetivos – e essa nova bateria para carros elétricos promete alavancar ainda mais o mercado mundial.

A descoberta é incrível, mas nem tudo são flores. Ainda que essa nova bateria produzida na China possa ser totalmente carregada em apenas cinco minutos, ainda não há carregador potente o suficiente para que isso seja feito. Isso mesmo: a bateria carrega rápida, mas os carregadores atuais não são capazes de abastecê-las 100% nesse período.

Agora, a expectativa é que os carregadores da próxima geração sejam capazes de desbloquear esse potencial.

Bateria da StoreDot

imagem: divulgação / StoreDot

A busca pela autonomia

Ainda segundo a reportagem do The Gardian, a Tesla – empresa de carros elétricos de Elon Musk – lidera os esforços mundiais no desenvolvimento de carregadores rápidos. Mas a StoreDot, uma empresa israelense de baterias, está de olho na oportunidade e já trabalha com empresas de petróleo e gás para incluir novos e potentes carregadores para carros elétricos em mais de 18 mil postos de gasolina.

Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, diz que hoje a principal barreira para o crescimento do mercado mundial de veículos elétricos não é mais o custo, mas a “ansiedade por alcance”. Segundo ele, o usuário ainda tem medo de ficar sem bateria no meio do caminho ou ainda precisar ficar sentado em uma estação de recarga por, no mínimo, duas horas. “Se a experiência do motorista for exatamente como abastecer [um carro movido a gasolina], essa ansiedade vai embora”, completou.

Eletrodos de nanopartículas

Essa nova bateria para carros elétricos produzida na China usa nanopartículas semicondutoras no lugar do grafite para permitir que os íons se “locomovam” mais rapidamente e, então, a carga seja extremamente rápida, cumprindo a promessa dos cinco minutos. Por outro lado, a durabilidade da bateria ainda pode ser uma preocupação. Segundo o CEO da StoreDot, as baterias mantêm apenas 80% da capacidade após mil ciclos de carga – o que é pouco se pensando em veículos elétricos.

Fonte: The Guardian

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