A Netflix sempre investiu bastante em conteúdo para os seus usuários e anda tentando inovar em coisas que fogem de séries e filmes. Assim, após ter ficado um tempo disponível em testes no exterior, a Netflix Games chegou ao Brasil na semana passada e muita gente ainda não sabe exatamente como funciona o serviço.

O TecMasters teve a chance de testar o serviço e, além de explicar como o mesmo funciona, conta o que achou dele nestes primeiros dias. Confira!

Como a Netflix Games é acessada e funciona

Neste primeiro momento, a Netflix Games só pode ser acessada em celulares com o sistema Android, apesar de a empresa também estar trabalhando para disponibilizar o serviço no iOS (sistema do iPhone).

A forma “oficial” de acessar o serviço, por sua vez, é bem simples. Ao abrir o aplicativo da Netflix, o mesmo usado para assistir filmes e séries, os usuários terão o acesso a opção “Games”, em que poderão ver o catálogo de jogos, algo do que falaremos mais adiante.

Netflix Games - Tela Inicial

Imagem: reprodução

Já ao escolher um jogo disponível no catálogo, no caso do Android, o usuário é redirecionado a Google Play para fazer o seu download. Assim, apesar da “Netflix em si” ser focada em streaming, os jogos que estão no serviço precisam ser baixados manualmente.

Netflix Games - Jogo para download

Outra coisa que me decepcionou no serviço é a questão do mesmo ser apenas um catálogo dentro do aplicativo da Netflix. Não existe nenhuma opção para você ver missões que foram cumpridas, seu progresso ou amigos, apesar do serviço ainda não ter nenhum título multiplayer online, a não ser jogos com “placares de jogadores”.

Então, por conta das suas características acima, o serviço não pode ser comparado, por exemplo, ao Xbox Cloud Gaming ou ao GeForce Now. A minha opinião em relação ao Netflix Games funcionar desta forma é que ter que passar por duas lojas (uma na verdade é um catálogo) pode ser um processo incômodo para o usuário, apesar de todas tarefas requererem poucos passos para serem executadas.

Acervo pequeno e jogos casuais

A Netflix Games ainda se encontra na fase de testes iniciais, ou seja, o serviço realmente está bem no seu começo e não pode ser exigido muito, mas é notório que faltou conteúdo até mesmo para um beta, o que me desapontou bastante.

No momento da publicação desta matéria, o serviço conta com apenas cinco jogos em seu acervo, sendo que ainda não se sabe quando títulos novos serão disponibilizados. Além do número de games ser bem limitado, a verdade é que a maioria dos títulos ali não devem agradar aos jogadores mais hardcores.

Dois dos cinco jogos disponíveis são da série “Stranger Things”, que até fizeram certo sucesso quando lançados. Enquanto um deles é exclusivo para celulares, o outro chegou a ser lançado para PCs e videogames, apesar de contar com gráficos em Pixel Art (não que isso seja um ponto negativo) similares ao que vemos em jogos indies.

Netflix Games - Stranger Things 3

Já os outros três jogos são muito casuais, totalmente focados em partidas rápidas e para serem jogados em telas sensíveis ao toque, ou seja, em celulares e tablets mesmo. Em um deles, o jogador precisa sempre levar uma bola até um buraco evitando obstáculos. Já nos outros, os objetivos consistem em fazer cestas de basquete ou juntar cartas iguais.

Netflix Games Teeter UpNetflix Games Shooting HoopsNetflix Games Card Blast

Como é possível perceber pela descrição acima, os títulos presentes no serviço até o momento não devem prender a atenção dos jogadores por muito tempo. Apesar desse ponto negativo, todos os jogos que testei eram bem feitos e rodaram sem problemas. Não apenas isso, é importante frisar, não há nenhuma propaganda durante as partidas.

A Netflix, é verdade, não divulgou exatamente qual o foco do seu serviço ou se pretende competir contra as outras empresas gigantes no mundo do games, mas caso queira prender os jogadores por mais tempo, o seu serviço ainda precisa melhorar muito neste quesito.

O que é preciso para acessar os jogos da Netflix Games

Para acessar a Netflix Games, os usuários precisam ter apenas uma assinatura do serviço, mesmo que seja no plano mais simples. Já ao abrir qualquer jogo, a pessoa deverá escolher um usuário configurado na plataforma de streaming para que o progresso possa ser salvo.

Já em meus testes, todos os 5 jogos da Netflix puderam ser acessados sem ter uma conexão ativa com a internet. Outro ponto importante a ser notado é que, pelo serviço ainda estar otimizado para celulares, não foi preciso usar joysticks para jogar qualquer título, apesar de alguns já darem o devido suporte.

Conclusão

A Netflix Games ainda está em um estágio inicial e sei que muita coisa pode mudar, mas é difícil não mostrar um descontentamento com o que foi mostrado até então. Assim como mencionado na análise, os jogos oferecidos pelo serviço são “casuais até demais” e dificilmente prendem a atenção.

Os jogos da série Stranger Things até são mais elaborados, levam algumas horas para serem zerado, mas também não chegam a ser clássicos ou sequer podem ser considerados títulos de peso.

Além deste problema inicial em relação ao acervo, a questão dos jogos ficarem disponíveis na Google Play ou em qualquer outra loja de apps para celulares nos faz questionar se não seria mais interessante ter uma plataforma realmente dedicada. O aplicativo da Netflix, vale lembrar, não passa de um “agregador de links” da loja principal.

Não somente isso, ainda não existe qualquer resquício de recursos extras para interações ou para acompanhar o progresso. De todo jeito, é interessante ver que a Netflix está querendo investir em jogos, mas a primeira impressão que temos é que a empresa ainda tem um longo caminho a seguir para tornar esta parte atrativa.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *