O enredo do filme “Armagedom”, de 1998, está prestes a se tornar realidade (contém spoiler). Isso porque a Nasa anunciou, no último domingo (3), que enviará uma espaçonave acima da Terra para colidir com um moonlet de um asteroide e desviar o trajeto do par de astros que se aproxima de nosso planeta.

Não, o asteroide não tem potencial para causar um efeito devastador à Terra. Na verdade, a missão, intitulada de Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART), será mais um experimento de “defesa planetária” caso haja problemas maiores no futuro. Aliás será a primeira vez que a agência testará a técnica de impacto cinético.

Para isso a espaçonave DART será lançada no dia 24 de novembro, às 2h20 (horário de Brasília), a bordo de um SpaceX Falcon 9. O foguete partirá da Base da Força Espacial de Vandenberg, cerca de 80 quilômetros a noroeste de Santa Bárbara, na Califórnia (EUA).

Missão da Nasa

Didymos, o maior dos asteroides, tem cerca de 780 metros de diâmetro. Mas é o menor dos asteroides (150 metros), o Dimorphos, que é o principal alvo da Nasa. Uma colisão a 6,6 quilômetros por segundo do DART contra o moonlet será capaz de alterar a órbita do astro em “uma fração de 1%”.

Embora pareça uma pequena mudança, esse impacto mudará o período orbital do Dimorphos em vários minutos, o que deve ser o suficiente para alterar a rota do par de asteroides. O impacto, inclusive, poderá ser observado via telescópio.

Missão DART da Nasa

Divulgação: Nasa

Apesar de o lançamento do DART estar programado já para o mês que vem, a espaçonave navegará no espaço por mais de um ano antes de atingir o Dimorphos.

A colisão só deverá acontecer em setembro de 2022, quando o moonlet estiver perto o suficiente da Terra — isto é, a 11 milhões de quilômetros do “Planeta Azul” — para que os cientistas possam observar.

O evento será gravado por um satélite italiano de apenas 14 kg e, segundo Thomas Statler, cientista da Nasa, será “a primeira vez que a humanidade realmente mudará algo no espaço”.

Fonte: The Washington Post

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments