Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

A Motorola é uma marca com bastante tradição no mercado de dispositivos móveis, principalmente com celulares para atender diferentes públicos. Já no começo de 2022, o Moto Tab G70 foi anunciado, o que marca o retorno da Motorola aos tablets.

O TecMasters recebeu uma unidade do Moto Tab G70 para testes e, após passar algumas semanas com o aparelho, conta o que achou neste review. Confira!

Design e acabamento

O Moto Tab G70 possui um acabamento similar ao que é visto em outros tablets premium, em que o principal material adotado acaba sendo o alumínio. Já algo que chama a atenção é a sua parte traseira, que além de vir em uma cor bonita, ainda traz um tipo de “listra”, esta em plástico fosco, destinado a ressaltar a parte em que fica a lente de sua câmera.

Moto Tab G70 - detalhe do acabamento

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Algo que me agrada também no Moto Tab G70 é o seu tamanho, que não é pequeno, de aproximadamente 25,8 cm x 16,3 cm (largura x altura). Não somente isso, apesar de ser um aparelho grande, eu não senti nenhum incômodo para segurá-lo e usá-lo com suas 500 gramas.

Enquanto os botões de volume ficam dispostos na sua parte lateral direita, o botão “Power” fica localizado na parte de cima. Já outro ponto em que a Motorola acertou é na posição dos alto-falantes, quatro no total, que estão tanto na parte de cima quanto na de baixo do aparelho.

Moto Tab G70 - alto falante

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Ainda no kit do Moto Tab G70, a Motorola inclui um suporte para que o aparelho possa ficar suspenso. Essa solução é ótima para quem pretende utilizar o tablet em conjunto com um mouse e teclado ou até mesmo para quem quer relaxar assistindo algum vídeo.

O único ponto negativo no tablet fica na parte de conexões, uma vez que o mesmo não traz uma saída para fones de ouvido. Assim, os seus donos ficam restritos a uma porta USB-C.

Tela e som

O Moto Tab G70 traz uma tela IPS LCD de 11 polegadas, que apresenta cores vivas. Já o seu nível de brilho é apenas aceitável, uma vez que o mesmo não é ruim, mas pode ser difícil ver o que está na tela em ambientes abertos ou muito iluminados.

Por se tratar de uma tela LCD, é claro, os tons de preto não são perfeitos. Já a sua resolução é de 2000 x 1200 pixels, ou seja, não é das maiores, mas também não chega a ser um problema.

Moto Tab G70 - tela

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Já o que mais surpreende aqui neste tablet é o seu som, que como dito anteriormente, conta com 4 alto falantes. Não apenas isso, o dispositivo também possui suporte a tecnologia Dolby Atmos.

Graças a isso, além de oferecer um volume excelente, o som se mostra bem eficiente com os graves e agudos marcando uma boa presença. Mesmo fazendo testes com o volume no máximo, vale notar, eu não tive nenhum tipo de distorção ou ruído.

Desempenho e autonomia

O Moto Tab G70 pode ser considerado um tablet do segmento intermediário premium, que oferece um bom desempenho para praticamente qualquer atividade. Antes de entrarmos nos detalhes de como foram os testes, primeiro, veja sua ficha técnica:

  • Processador Mediatek MT6785 Hélio G90T
  • GPU Mali-G76 MC4
  • 4 GB de memória RAM
  • 64 GB de espaço (expansível via cartão microSD)
  • Bateria de 7.700 mAH

Apesar de contar com um processador de 2019, o desempenho deste tablet pode ser considerado acima da média em relação aos seus concorrentes. Para tarefas simples como redigir textos, navegar na internet e escutar música, o Moto Tab G70 traz uma performance muito boa em que dificilmente uma lentidão será notada.

Em jogos, o tablet também não decepciona e até surpreende em certos cenários, mas alguns problemas foram notados, que podem ser mais culpa das desenvolvedoras do que “falta de potência”.

No Wild Rift, com as configurações no alto, eu não tive qualquer problema stuttering ou lentidão, sendo que a taxa de atualização do jogo ficou configurada para 60 FPS. Até mesmo no momento das lutas mais frenéticas, nenhum problema pôde ser notado.

Moto Tab G70 - Wild Rift

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

No Diablo Immortal, a experiência até foi boa, mas poderia ter sido melhor. Apesar de ter rodado sem apresentar lentidão, o jogo não identificou o aparelho como “certificado” para certas configurações. Assim, apesar de ter rodado com os gráficos no alto, a taxa de atualização ficou restrita a 30 FPS e a resolução teve que ser a mínima.

Moto Tab G70 - Diablo Immortal

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Já em Asphalt 9 e Genshin Impact, ambos os títulos apresentaram um desempenho satisfatório, mas não puderam rodar no máximo sem apresentar perdas nas taxas de quadro. Um ponto importante a ser ressaltado é que o tablet esquentou bem pouco durante os testes.

Em relação à autonomia, ao jogar por 40 minutos, a bateria desceu apenas de 98% para 88%. Já para atividades menos pesadas, como ver vídeos e navegar na internet, também em 40 minutos, a carga foi de 88% para 82%.

De forma geral, a autonomia do aparelho me agradou bastante para um tablet, já que pude passar um dia longe da tomada sem grandes problemas. Já o tempo para uma recarga completa foi de aproximadamente 2 horas, o que me decepcionou um pouco, mas nada que considero grave.

Em relação a configuração, é possível afirmar que a Motorola acertou em cheio no Moto Tab G70, que oferece uma boa performance e autonomia. O único contra fica por conta dos 64 GB de espaço, que é pouco para os padrões atuais, mas um cartão microSD pode ajudar na questão do armazenamento de arquivos. Na versão LTE, vale notar, não é possível usar um cartão SIM e um microSD ao mesmo tempo.

Câmeras

Os tablets nunca foram reconhecidos por serem a opção número um para câmeras, mas o Moto Tab G70 faz um serviço bem interessante perante a alguns concorrentes. Antes de irmos para os detalhes do teste e imagens, é claro, veja quais são as suas lentes:

  • Lente principal wide de 13 MP com abertura f/2.2;
  • Lente para selfies de 8 MP com abertura f/2.0.

A lente wide do Moto Tab G70 até consegue fazer bons registros quando o nível de iluminação do ambiente colabora. De forma geral, as cores não saem tão vivas, mas o nível de detalhes acaba sendo aceitável, assim como nível de ruído.

[Review] Moto Tab G70 surpreende com boa performance e acabamento[Review] Moto Tab G70 surpreende com boa performance e acabamento

Já a lente para selfies acaba sofrendo um pouco devido a sua baixa resolução, apesar de ter um bom nível de abertura. Alguns ruídos podem ser notados e, pessoalmente, não a utilizaria para fotos. Entretanto, o seu nível de qualidade ainda é aceitável para quem for realizar chamadas de vídeos mais simples.

Moto Tab G70 - Lente para selfies

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Sistema do Moto Tab G70

O Moto Tab G70 vem com o Android 11, sendo que uma atualização para o Android 12 está garantida pela Motorola, além de 2 anos de atualizações de segurança. Assim como tem feito com seus celulares, o Android vem praticamente limpo no celular, ou seja, a interface é bem perto do que pode ser visto nas versões mais “puras” do sistema do Google.

Um outro ponto que me agradou bastante foi o fato de apenas aplicativos do Google virem pré-instalados. Então, nada dos famosos bloatwares por aqui ou apps de redes sociais que não são utilizados.

Já uma das poucas novidades vistas no sistema é o Google Entertainment Space, que traz algumas sugestões de entretenimento para o usuário. O app pode ser acessado através de um ícone flutuante, que fica na tela principal do Android, e funciona bem.

Preço e disponibilidade

O Moto Tab G70 tem o preço sugerido de R$ 1.799,10 para a versão apenas Wi-Fi. Já a versão com suporte ao Wi-Fi e rede 4G tem o preço sugerido de R$ 1.979,10.

Conclusão

O Moto Tab G70 é uma ótima opção de tablet, que pode se encaixar no segmento intermediário premium. O produto traz um ótimo acabamento, autonomia e performance, se saindo bem até mesmo para quem quer jogar um pouquinho.

É verdade que a câmera para selfies e sua tela poderiam ser um pouco melhores, mas isso não ofusca o resto de suas qualidades, como o seu som que tem uma qualidade impressionante.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.