A Mojo Vision acaba de realizar um marco inédito nos anais da ciência e tecnologia. Isso porque a startup sediada em Saratoga (EUA) concluiu, pela primeira vez na história, testes com lentes oculares inteligentes e de realidade aumentada (RA) em um olho humano.

Realidade aumentada em uma lente milimétrica

Intitulado de Mojo Lens, o protótipo exclusivo da marca é uma espécie de “lente de contato smart”. Isso porque ele inclui uma tela milimétrica e da mais alta tecnologia, rastreamento ocular, comunicações e software. Juntos, estes recursos criam um sistema de realidade aumentada capaz de fornecer acesso discreto às informações num piscar de olhos — literalmente.

No coração da lente está um display microLED de 14 mil pixels por polegada, que mede menos de 0,5 mm de diâmetro, e que conta com um pixel-pitch de 1,8 mícrons. Isso não só a coroa como a menor e mais densa tela do mundo já criada para conteúdo dinâmico, como significa uma densidade de pixels 30 vezes superior a de um iPhone atual.

Mas há muito mais por trás do Mojo Lens. A lente também carrega um rádio de 5 GHz e um processador ARM Core M0, que transmitem dados do sensor e conteúdos RA para a tela. Isso sem contar nos recursos de acelerômetro, giroscópio e magnetômetro, que deixam as imagens imóveis enquanto os olhos se movem.

Não menos importante, o produto ocular inclui microbaterias de nível médico — são elas que possibilitam o uso sem a necessidade de fios e cabos. Não está claro qual a duração da bateria do protótipo, mas segundo a empresa, o objetivo é permitir um gerenciamento de energia suficiente para aguentar o dia todo.

O futuro é agora

Na semana passada, o wearable de realidade aumentada foi testado pela primeira vez nos olhos do CEO da empresa, Drew Perkins. Infelizmente, não há registros (em imagens) do que o executivo foi capaz de ver, mas suas declarações sugerem algo nunca antes visto.

“Usar a lente foi inspirador. Ver o futuro literalmente me deixou sem palavras […] Ter ótica, eletrônica, sistemas mecânicos e software operando ao mesmo tempo — e ver isso acontecer — foi uma conquista histórica!”, celebrou Perkins.

Teste com as lentes oculares de realidade aumentada

Imagem: Divulgação/Mojo Vision

A boa notícia é que o executivo não será o único tester. De acordo com a Mojo Lens, mais pessoas poderão testar o produto “em breve”. Com esse avanço e, aliado a estudos clínicos e feedbacks sobre hardware e apps, a companhia solicitará a aprovação da FDA para o produto.

Se isso se concretizar, o Mojo Lens certamente auxiliará no desenvolvimento dos mercados de tecnologia aumentada e até mesmo do famigerado metaverso. Resta torcer para que o produto não chegue ao mercado custando “o olho da cara”.

Via: Big Think

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