Na última segunda-feira (22), a Microsoft lançou a atualização 96.0.1054.29 para o Edge, que inclui uma série de melhorias e novos recursos para o navegador. Curiosamente, o “Modo Super Ultra Seguro” não foi listado entre as novidades, embora tenha sido disponibilizado no update.

É incerto o motivo de tanto mistério pela big tech. No entanto, Johnathan Norman, que lidera a pesquisa de vulnerabilidades do Microsoft Edge, confirmou o lançamento do recurso em seu Twitter.

Segurança extra para os usuários do Edge

Como o próprio nome sugere, o novo modo adicionado ao Microsoft Edge visa fornecer uma camada extra de segurança aos usuários durante as navegações. Isso porque o recurso desabilita um mecanismo do browser, conhecido como Just-In-Time (JIT), que é comumente explorado por hackers.

Ao fazer isso, a Microsoft elimina mais um método usado para invasões de computadores. O único problema é que, ao desabilitar o JIT, é possível que muitas páginas quebrem, uma vez que o mecanismo é diretamente ligado com o código JavaScript. Por isso, foram anunciadas duas modalidades.

O primeiro modo tem nome de “Equilibrado”. Ele vai aprender quais sites são acessados e tidos como confiáveis para manter o JIT, resultando em restrições mais brandas. Já no modo “Estrito”, o JIT é desativado para reforçar a segurança, mas a possibilidade de um site crashar é muito maior.

Imagem: Reprodução/Johnathan Norman

De todo modo, a função é uma boa pedida para uma proteção extra durante a navegação. Problemas à parte, a desativação do JIT não só melhora a segurança do usuário como pode remover metade dos bugs V8 do navegador, o que resulta em atualizações de segurança menos frequentes e menos patches de emergência.

Os interessados já podem experimentar o novo recurso. Para isso, basta atualizar seu Edge para a versão 96.0.1054.29, entrar nas configurações do navegador e escolher uma das modalidades (além da personalizada) em “Privacidade, pesquisa e serviços”.

Fonte: BleepingComputer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *