Foto: divulgação/CD Projekt

Apesar da situação ter melhorado bastante recentemente, o Cyberpunk 2077 sofre com críticas devido a não rodar bem em alguns PCs e até mesmo nos videogames. Agora, um mod parece estar deixando o título da CD Projekt com o dobro de desempenho em placas de vídeos menos potentes.

De acordo com o autor do mod FidelityFx Super Resolution 2.0, ele conseguiu executar o Cyberpunk 2077 na resolução 4K em uma GTX 1080 com uma média de 45 FPS. Não apenas isso, ele também ressalta que o impacto visto na qualidade de imagem é mínimo.

Cyberpunk 2077 - FidelityFx Super Resolution 2.0

Imagem: PotatoOfDoom

Para oferecer esta melhora no desempenho, ele substituiu a tecnologia DLSS, da Nvidia, pela FSR 2.0, da AMD, que reduz a resolução em que a imagem é renderizada e utiliza aprendizado de máquina para preencher os espaços. Apesar da ferramenta ser da AMD, a mesma também é compatível com placas de vídeo da Nvidia e da Intel.

Já algo também interessante a ser notado na história é que, oficialmente, as placas da série GTX não possuem o suporte a tecnologia DLSS.

Mod usado em Cyberpunk 2077 pode ser adaptado

Ainda de acordo com o autor do mod, a ferramenta funciona como uma API, que seria similar ao Wine ou ao DXVK. Assim, uma DLL é substituída para fazer a “tradução” do DLSS para o FSR 2.0.

Não somente isso, com as devidas adaptações, o desenvolvedor ainda explica que esse mod poderia ser criado para qualquer outro jogo que oferece o suporte ao DLSS 2.0. Entretanto, ele ressalta que quem já usa o DLSS oficial não deve ter ganhos com o seu hack.

O código-fonte do projeto pode ser conferido nesta página do GitHub. Já o seu download e demais instruções de como usá-lo podem ser vistos nesta página do site Nexus Mods.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.