O “Voyager-EU2”, um supercomputador da Microsoft, acaba de ocupar uma posição entre as 10 máquina mais rápidas do mundo. A 58ª edição anual do TOP500, uma comparação entre os 500 computadores de mais alto desempenho do mundo, teve poucas mudanças no Top 10. Mas com a incrível velocidade de referência de 30 Petaflops por segundo de processamento – a super máquina Azure chegou à décima posição; o que não é pouco.

Baseado em um processador AMD EPYC com 48 núcleos e 2,45 GHz, o computador da Microsoft tem uma GPU NVIDIA A100 e 80 GB de memória RAM.

Apesar de estar em 10º lugar, o supercomputador Azure da Microsoft se destaca nessa lista por ser o único provedor de nuvem pública a atingir essa classificação.

Microsoft Azure

Foto: Divulgação

Curioso é que o “Voyager -EUS2”, apesar de ser uma máquina da Microsoft, não roda Windows, mas Linux. Aliás, as distribuições Linux são executadas em todos os maiores supercomputadores do mundo.

Especificações técnicas do supercomputador da Microsoft

Especificações técnicas do supercomputador da Microsoft – Imagem: reprodução / TOP500

O supercomputador mais rápido do mundo

Instalado no Japão, o Fugaku ocupa a primeira posição entre os supercomputadores mais rápidos do mundo desde junho de 2020. O desempenho de pico da máquina fica acima dos 1.000 Petaflops por segundo.

Flops” se refere à quantidade de operações de ponto flutuante por segundo, indicando o desempenho de supercomputadores. Essas máquinas são freqüentemente usados ​​na Ciência – para simular padrões climáticos, por exemplo, e outros cálculos extremamente complexos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *