A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (27) a liberação do recurso Copilot de Inteligência Artificial (IA) para o Teams. Além disso, de acordo com Jeff Teper, presidente de Aplicativos e Plataformas Colaborativas da empresa, o programa de comunicação e colaboração também recebeu cerca de 50 novos recursos.

“Após termos recebido e escutado os comentários dos usuários, a Microsoft reformulou o Teams do zero. O novo aplicativo foi construído com foco em velocidade, performance, flexibilidade e inteligência — com uma performance até duas vezes mais rápida, usando 50% menos memória — para que usuários possam economizar tempo e colaborar de forma mais eficaz”, afirma Teper.

Para acessar a lista completa de novidades, visite a página dedicada ao Teams no site da Microsoft. Esta, vale lembrar, é uma versão prévia do aplicativo para Windows disponível por meio do programa Public Preview, então pode haver alguns “engasgos” na experiência.

Segundo Teper, alguns usuários do Public Preview terão acesso à nova versão do app de colaboração de forma imediata, mas clientes comerciais da Microsoft precisarão que um administrador de sistema opte por participar do programa para que, então, os usuários das organizações possam receber a atualização.

De acordo com a empresa, mais de 280 milhões de pessoas utilizam o Teams atualmente. A versão final do app está prevista para disponibilidade ao público geral apenas no final deste ano.

Teams, Copilot e outras novidades

Dentre os principais recursos trazidos com a atualização está o Copilot. Anunciado há duas semanas, o recurso traz uma nova geração de IA que, de acordo com a empresa, tem o intuito de “livrar trabalhadores do trabalho monótono e repetitivo”.

Algumas das funcionalidades implementadas pelo Copilot incluem: colocar o usuário a par do que aconteceu antes de se juntar a uma reunião ou bate-papo e respondendo às perguntas no fluxo da conversa.

Múltiplos logins

Quem trabalha com diversas organizações por meio do Teams, esta novidade pode ser uma mão na roda: agora, o app permite que o usuário logue em diversos servidores ou contas. Assim, em vez de fazer login e logout, os usuários poderão se manter logados em todas as contas necessárias e receber notificações em qualquer uma delas.

Tela mostra o recurso de login múltiplo do Microsoft Teams

Imagem: divulgação

Reuniões

Especificamente para reuniões online, a Microsoft destacou dois recursos específicos: notas colaborativas e o Speaker Coach. O primeiro, como o nome sugere, permite que notas de reunião sejam coeditadas entre os participantes da reunião.

Ainda de acordo com a empresa, as notas podem, posteriormente, ser compartilhadas como tarefas para acompanhamento e sincronizadas com o ToDo e com o Planner. As notas também funcionam como post-its virtuais, podendo ser “coladas” em locais como o bate-papo do Teams e no Outlook.

Já o “Speaker Coach” é um recurso focado em apresentações. A ferramenta fornece um feedback privado e personalizado sobre as habilidades de oratória e de apresentação para o usuário, em tempo real e também após a reunião em um resumo.

Tela mostra o recurso Speaker Coach do Microsoft Teams, focado em fornecer feedback para apresentações e oratória

Imagem: divulgação

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments