Foram precisos esforços conjuntos de Microsoft e AMD, mas finalmente os problemas dos processadores Ryzen no Windows 11 parecem ter sido resolvidos. A notícia é especialmente bem-vinda para quem tinha o hardware e estava sofrendo com lentidão no sistema operacional.

O problema exigiu que as duas empresas trabalhassem juntas em uma solução dupla para esse episódio, oferecendo tanto um update extra para o SO, quanto um pacote de drivers atualizado para chipsets AMD.

Ambos os downloads foram liberados na última quinta (21) e, segundo a fabricante de processadores, elimina de vez as falhas.

“A AMD verificou que o desempenho e o comportamento dos processadores AMD compatíveis estão funcionando conforme o esperado no Windows 11 após a instalação dessas atualizações. A AMD e a Microsoft recomendam que os usuários instalem imediatamente esta atualização nos sistemas afetados.”

Históricos dos chips AMD no Windows 11

A falha em questão foi descoberta no início de outubro e envolvia 2 bugs distintos, um que aumentava a latência de acesso do computador ao cache L3 do CPU e outro ligado a um recurso de “núcleo preferido”, que não estava devidamente otimizado.

unervi gonzalez CsVi7lXEEoc unsplash 1

Reprodução: Unervi González on Unsplash

Na última semana, a Microsoft tentou consertar a situação com a primeira grande atualização do Windows 11, mas o update acabou, na verdade, piorando tudo. Teste indicavam que o desempenho dos chips AMD ficava até 2,5x mais lento após a “correção”.

Felizmente, com a nova tentativa conjunta de correção, os problemas de compatibilidade dos processadores Ryzen no novo sistema operacional podem se tornar algo do passado.

Fonte: Trusted Reviews

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *