A Meta — dona das marcas Facebook, Instagram e WhatsApp —, investiu US$ 40 milhões na empresa de jogos focados em redes sociais Playco. De acordo com informações da Axios, a companhia de Mark Zuckerberg pode estar explorando novamente o ramo mirando na amplificação da base de usuários do Facebook que no último trimestre fiscal apresentou uma queda preocupante.

Os jogos no Facebook existem há muitos anos e, inclusive, alguns nomes populares como Candy Crush, da King, e Farmville, da Zynga, nasceram e tiveram seu crescimento impulsionado justamente pela plataforma de Zuckerberg.

Lembrando também que a popularidade dos jogos desenvolvidos pela Zynga ganhou tamanha tração ao longo dos anos que culminou com a desenvolvedora sendo adquirida no início de 2022 pela Take-Two (de GTA e Red Dead Redemption), por US$ 12,7 bilhões.

Como uma das estratégias da Playco é também estar no maior número de plataformas possível, a ideia é unir forças com o Facebook para ser um negócio que pode trazer ganhos (lê-se usuários e, consequentemente, mais receita) para ambos os lados.

“Estamos em uma missão operacional de tentar construir um jogo que mais de um bilhão de pessoas joguem”, afirmou um dos fundadores da empresa, Michael Carter, em entrevista ao Protocol no ano passado. “Então, no momento, estamos muito, muito comprometidos com plataformas de distribuição que podem atingir públicos muito, muito, muito grandes.”

Vale dizer também que essa não é uma aposta qualquer: um dos cofundadores da Playco é Justin Waldron que também foi um dos executivos que criou a Zynga – notou alguma semelhança?

Um pouco sobre a Playco

A Playco se autodenomina como “a primeira empresa de jogos instantâneos do mundo, focada na criação de jogos que as pessoas podem jogar juntas, sem a necessidade de fazer downloads adicionais de aplicativos”.

A companhia foi fundada em 2020 por Waldron e Carter, conhecido pela empresa Game Closure (do também jogo para Facebook, o EverWing), além de outros dois produtores de jogos, Takeshi Otsuka e Teddy Cross.

No mesmo ano de sua estreia, a companhia recebeu o aporte de US $ 100 milhões em uma rodada de investimentos série A,  coliderada pela Sequoia Capital e por Josh Buckley, conhecido investidor do ramo de tecnologia. Alguns meses depois, eles lançaram os primeiros jogos – um deles, inclusive, é bastante curioso, por ser focado no app de videoconferência Zoom.

“Ele foi projetado para jogar rapidamente enquanto espera que outras pessoas participem de uma reunião de trabalho”, disse Waldron à Axios à época do lançamento.

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