As velocidades de Wi-Fi podem estar prestes a dar mais um passo em direção ao futuro. Isso porque a MediaTek planeja demonstrar o Wi-Fi 7 na Consumer Electronics Show (CES) em janeiro de 2022.

A empresa vai trazer a novidade mesmo com a tecnologia anterior, o Wi-Fi 6, tendo sido pouco difundido na indústria. A ideia da MediaTek, segundo informações de um evento interno, é ser uma das pioneiras em adotar a implementação – além de servir como modelo para outros setores.

No entanto, por conta do processo de padronização ainda em estágios iniciais, produtos com Wi-Fi 7 não devem aparecer no mercado por algum tempo. A MediaTek sugere um lançamento em potencial no segundo trimestre de 2022 com disponibilidade geral para 2023.

Mesmo assim, será necessário ainda mais tempo até que smartphones, roteadores e outros dispositivos de consumo compatíveis cheguem ao mercado. Para o usuário final, a Wireless Broadband Alliance (WBA) acredita que os produtos estejam disponíveis em 2025.

Wi-Fi

Reprodução: ivke32/Pixabay.com

Ainda não se sabe o quão potente a novidade pode ser, mas há estimativas de que seja quase duas vezes e meia mais rápida que o Wi-Fi 6 e oferecerá latência significativamente menor. Isso vai proporcionar desempenho superior em jogos online e inteligência artificial.

Espera-se que o Wi-Fi 7 traga ainda mais integração com o 5G. A geração anterior, o Wi-Fi 6, era considerada tecnologia complementar da conexão de quinta geração. Com a novidade, pode ser que a indústria se beneficie de alto grau de desempenho e confiabilidade.

Enquanto isso não acontece, a WBA estima que até 83% dos provedores de serviços, fabricantes de equipamentos e empresas vão adotar o Wi-Fi 6 até o fim de 2022.

Via: TechRadar

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *