Um carro voador com a assinatura Ayrton Senna. A Eve Air Mobility, uma startup de mobilidade aérea urbana criada dentro da brasileira Embraer, anunciou nesta quarta-feira (17) uma parceria com a marca Senna, criada pelo próprio piloto em 1992, para desenvolver o eVTOL Eve-Senna.

As duas marcas dizem que a parceria concretiza a visão de futuro de ambas no mercado de mobilidade urbana, além de contribuir para a futuro dos carros voadores no Brasil e no mundo.

SENNA PR4@3xSENNA PR3SENNA PR2SENNA PR1@3x

O design, as cores e o interior do carro voador são inspirados na visão da marca Senna de criar produtos com paixão “de forma autêntica e futurista”.

“Foi um privilégio fazer parte da geração que acompanhou a carreira de Ayrton Senna. Sua ousadia de superar desafios e conquistas, unindo paixão e tecnologia, foi uma inspiração para minha carreira na engenharia. Tenho certeza que esta parceria inspirará novas gerações a desenvolver tecnologias que transformarão o futuro”, disse Andre Stein, CEO da Eve.

“Sabemos que o futuro será a criação de novas soluções integradas de locomoção que tenham como foco o desenvolvimento de uma economia sustentável, melhorando a qualidade de vida em todo o mundo e em nosso planeta”, completou Bianca Senna, CEO da Senna.

Carros voadores em 2023

No início de novembro, o Japão emitiu, pela primeira vez, um certificado oficial de segurança a um carro voador (eVTOL). O modelo da startup SkyDrive, sediada em Tóquio, foi aprovado pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do país (MLIT). Agora, com a certificação, a empresa pretende comercializar a aeronave a partir de 2025.

O certificado garante que o projeto, a estrutura, resistência e desempenho do carro voador atendem aos requisitos de segurança e ambientais necessários. Para ser aprovado, o eVTOL enfrentou uma bateria de testes. Esta é a primeira vez que o MLIT aceita um pedido de certificado para um carro voador.

O protótipo do modelo da SkyDrive foi apresentado pela primeira vez em 2018. No ano passado, o eVTOL realizou seu primeiro voo de teste.

Com características de voo que lembram um drone, o eVTOL japonês usa oito hélices e, com velocidade máxima de 48 km/h, tem autonomia de voo de até 10 minutos.

A década do carro voador

O cronograma de 2025 da SkyDrive está alinhado com o de outras empresas de táxi voadores, como a Volocopter, que planeja lançar seus serviços até 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *