Há quem duvide, mas os universos de animais e jogos podem estar cada vez mais próximos. No ano passado, ratos foram treinados para jogar Doom II por meio de realidade virtual. Já mais recentemente, foi a vez de macacos-prego-das-guianas aprenderem a usar máquinas gruas — aquelas com ganchos para pegar brindes.

O experimento foi uma colaboração entre o zoológico japonês Nagasaki Bio Park e a empresa de arcade Wide Leisure, com sede em Fukuoka (Japão). No início de dezembro, as equipes colocaram uma máquina grua no meio de uma área destinada aos macacos, esperando que eles aprendessem a usar o mecanismo.

O brinquedo ficou entre os primatas durante dois dias, entre as 10h e as 17h. A ideia não era testar quão bons eram os macacos operando máquinas gruas, mas se eles poderiam entender o conceito do jogo — que basicamente consiste em colocar o gancho na posição correta para resgatar prêmios.

Isso porque a espécie dos primatas é conhecida por ser extremamente inteligente. Em testes anteriores, a espécie foi capaz de usar recipientes para reter água, manusear bastões para cavar nozes, pegar formigas ou alcançar comidas e até mesmo quebrar nozes utilizando pedras.

Macacos gamer

Os animais receberam uma “mãozinha”. Instrutores chegaram a mostrar vídeos que explicavam o conceito da máquina e fizeram demonstrações “na prática”. Além disso, o arcade foi modificado e a garra descia de forma automática após os primatas escolherem a posição desejada.

De acordo com um funcionário do Nagasaki Bio Park que supervisionou o projeto, “houve muitas falhas” no experimento. Tanto que foi necessário colocar uma pelúcia em frente à máquina para despertar a curiosidade dos macacos. Deu certo e no segundo dia os bichinhos ficaram interessados no jogo.

Macacos brincando em máquinas gruas

Imagem: Reprodução/楽市楽座

Após cerca de vinte minutos, eles parecem ter pegado o “macete” da brincadeira e começaram a coletar as uvas passas dentro do mecanismo. Aliás, o responsável por descobrir a operação do jogo foi um macaco macho de cinco anos, descrito pelo zoológico como um animal “curioso e interessado em coisas novas”.

No fim das contas, o experimento foi um sucesso e conseguiu provar como a espécie é inteligente. Vale lembrar que este ano será marcado pela Copa do Mundo de futebol e outros animais podem pintar para os tradicionais jogos de previsões. Garças, ornitorrincos, macacos-prego-das-guianas? Façam suas apostas.

Via: Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments