Imagem: Divulgação/Riot Games

O League of Legends foi lançado em 2009 e popularizou ainda mais o gênero Moba, que começa a ganhar destaque na época. Apesar de já não ser um título novo, muitas pessoas que podem estar vendo campeonatos ou começando a jogá-lo não entendem seus princípios básicos.

Assim, a equipe do TecMasters preparou um guia básico que explica quais são os principais objetivos do lolzinho para que todos possam curtir, por exemplo, as transmissões das partidas do CBLOL. Confira!

O principal objetivo do League of Legends

Independentemente do modo de jogo escolhido no League of Legends, exceto em eventos especiais, o objetivo é sempre um: destruir o nexus, também chamado popularmente de base, adversário. A ideia em si é bem simples, mas existem algumas regras a serem seguidas para que esse objetivo seja alcançado.

Nexus - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

O nexus, que pode ser visto na imagem acima, possui uma quantidade de vida, mas somente leva dano se as torres e o inibidor forem destruídos antes. Já para não deixar a explicação complicada, vamos entrar em cada assunto por partes.

A fase de rotas

No League of Legends, os 5 jogadores de cada time são divididos em 4 rotas diferentes, que são: Topo, Selva, Meio e Bot. Na imagem abaixo, nós ilustramos onde fica cada rota, apesar que estratégias bem diferenciadas podem fazer jogadores irem para lugares inesperados.

As rotas do League of Legends

Imagem: Riot Games

Já no começo de cada partida, tradicionalmente, cada jogador se dirige praticamente até o “meio” de sua rota para matar os “minions (bichos menores que aparecem ao lado dos jogadores na rota)” ou monstros (no caso da selva). Não somente isso, nessas rotas o combate com os jogadores do outro time também ocorre.

Rota do meio - League of Legends (2)

Imagem: reprodução/TecMasters

Seja matando minions, derrubando torres ou eliminando inimigos, os jogadores conseguem ouro, que pode ser utilizado para obter itens, comprados na loja apenas quando se está na base, a fim de deixá-los mais fortes.

Funções de cada posição

Assim como foi mencionado anteriormente, os jogadores são divididos em rotas, mas cada um deles exerce uma função diferente. Por conta disso, os times podem criar diversas estratégias para obter uma sinergia melhor.

No total, os jogadores exercem mesmo 5 funções, que podem possuir classes diferentes, mas que não vamos entrar no assunto. Veja abaixo o que é cada função e em quais lanes eles ficam:

  • Topo – o jogador dessa rota fica na parte superior do mapa, o próprio Topo, e geralmente optam por bonecos com muita vida, que são capazes de resistir por mais tempo nas lutas;
  • Caçador – o jogador ficará na selva e tem como dever garantir objetivos, que abordaremos adiante, e ajudar os outros jogadores a vencerem em suas rotas;
  • Meio – rota geralmente destinada para que um dos jogadores seja capaz de carregar a sua equipe ao “explodir” os adversários com bastante dano. Como o próprio nome função denuncia, o jogador ficará na rota do meio;
  • ADC ou atirador – jogador que geralmente será o responsável por causar mais dano por segundo nas lutas. Ele ficará no Bot;
  • Suporte – jogador que deverá proteger os seus aliados ou até mesmo atuar como um dos criadores de jogadas. Durante a fase de rotas, apesar de se movimentar pelo mapa, o jogador começa no Bot.

Destruindo torres até o Nexus

Agora que o conceito de rotas foi explicado, é necessário entender o motivo de toda essa briga entre os jogadores. Caso um jogador atinja seu inimigo dentro do alcance da torre, a mesma começará a atirar nele e por isso uma torre não é tão levada facilmente, afinal, ela pode até dar mais dano que certos campeões.

Torre da rota do meio - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Antes de poder bater de fato no Nexus, a base, para ganhar as partidas, os jogadores precisam ter eliminado ao menos todas as torres de uma rota. Feito isso, ainda antes de bater no Nexus, os jogadores precisam destruir o inibidor e as outras duas torres que o protegem.

League of Legends: guia para iniciantesLeague of Legends: guia para iniciantes

Dessa forma, a sequência para que uma equipe possa destruir o Nexus, de forma simplificada seria: torres da fase de rotas > inibidor > torres que protegem o Nexus > Nexus.

Monstros e selva

Além das torres, no League of Legends, os jogadores podem notar que existe a parte da “selva”, onde não há torres. Essa parte do mapa é mais destinada aos caçadores, mas outros jogadores também podem acessá-las e os seus monstros são considerados praticamente neutros, ou seja, qualquer uma das equipes podem abatê-los.

Selva - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Alguns desses monstros da selva, inclusive, concedem mais poder aos jogadores, como uma maior regeneração de vida ou de mana, que os permite utilizar mais habilidades. A partir do nível obtido na selva é que, então, os caçadores começam a andar pelo mapa para tentar criar vantagens para o time.

Red - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Não apenas isso, existem também os Dragões, que concedem ainda mais poder a todos os jogadores de forma definitiva e que podem ajudar a mudar o rumo de uma partida. Por isso, sempre que eles nascem, existe aquela briga entre os times perto deles.

Dragão - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Por fim, ainda existe o Arauto e o Barão, que também deixam os times mais fortes na hora de levar torres. De todo o jeito, não entraremos nos detalhes dos números e de cada buff, já que isso não é o mais importante apenas para quem quer entender o jogo.

League of Legends: guia para iniciantesLeague of Legends: guia para iniciantes

Conclusão

A explicação foi longa, mas o League of Legends é basicamente isso, um jogo onde os times têm que defender a sua base ao mesmo tempo em que atacam a do adversário. Já quem destruir primeiro a base adversária é o grande vencedor.

Antes disso acontecer, entretanto, é necessário seguir todas essas regras descritas acima. Para isso, os times podem criar inúmeras estratégias, que deixam tudo ainda mais divertido.

Caso vá assistir ao CBLOL 2022, não deixe de conferir a cobertura completa que será feita pela equipe do TecMasters. Inclusive, confira outras matérias nossas que dão algumas ideias bem diferentes, como essa Janna de smite no top, e não deixe de conferir nosso site para mais guias do lolzinho, que serão publicados em breve.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.