*Matéria produzida em parceria com Igor Shimabukuro

Nada de novo sob o Sol: mais um patch chega ao League of Legends e traz mudanças, novidades e… alterações no meta. Quem é jogador do MOBA sabe que mal dá tempo de se acostumar com uma atualização e a Riot Games já chega com um novo update para renovar tudo que foi aprendido.

Neste sentido, o patch 12.9 lançado na quarta-feira passada (11) incluiu nerfs e buffs em campeões, alterações em itens e runas e mini reworks de Olaf, Taliyah e Pyke. Inclusive, a sugestão para quem não ficou por dentro das mudanças é conferir o resumão da atualização por meio deste link.

Dito isso, nós do TecMasters montamos uma listinha atualizada para você com os melhores picks de cada rota de League of Legends. O trato é o de sempre: as sugestões foram baseadas em números da SoloQ e não nos responsabilizaremos em caso de eventuais derrotas por falta de dedo, hein?

Sem mais delongas, confira as principais sugestões para se dar bem nesse novo patch do League of Legends.

Melhores Top Laners

Apesar do “Quebracascos” ter passado por mais mudanças, apenas um campeão mudou em relação ao que foi visto nos últimos patches.

Olaf

O Olaf passou por um rework parcial neste patch e as mudanças que a Riot Games fez no mesmo já fizeram o campeão ganhar um pouco de popularidade e força no League of Legends. Nas runas, assim como para outros campeões de trocas francas, os jogadores têm optado mais pelo “Conquistador”.

Olaf (Top) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

O item mítico mais fechado pelos jogadores têm sido a “Força da Trindade”, mas o “Quebrapassos” também se mostra uma boa opção pela “ativa” conceder velocidade de movimento. O segundo item a ser fechado deve ser o “Dança da Morte” seguido por um “Sinal de Sterak”.

Kayle

A famosa anja do League of Legends já vinha demonstrando a sua força há um tempo e os seus números continuam bem estáveis com uma taxa de vitórias de aproximadamente 53%. A principal runa utilizada tem sido a “Ritmo Fatal”, que concede aquela velocidade de ataque extra e até um range maior, coisas que combinam bem com o kit da campeã.

Kayle (Top) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Diferente da maioria dos campeões, ao invés de começar pelo mítico, o primeiro item da build da Kayle deve ser o “Dente de Na’Shor”. Após o mesmo, os jogadores podem comprar o “Criafendas” e outros itens de AP, sem contar um “Limite da Razão”, que tem se mostrado bem eficiente.

Riven

Em um meta do League of Legends em que lutadores estão fortes seria bem difícil que a Riven ficasse de fora. Nas runas, a principal escolha tem sido pelo “Conquistador” que ajuda a campeã a recuperar um pouco da vida com base no dano causado.

Riven (Top) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já na itemização, para recuperar ainda mais vida, os jogadores têm tido sucesso com o mítico “Hemodrenário”, que deve ser seguido pelo “Dança da Morte”. Apesar desses serem os itens com a maior taxa de vitória, o “Cutelo Negro” também pode ser uma ótima segunda opção.

Melhores caçadores

A rota da selva está com mais opções fortes para o patch 12.9, sendo que dois campeões vistos abaixo passaram por mudanças recentes.

Wukong

Desde que recebeu um pequeno buff, os números do Wukong já estavam apresentando um crescimento, mas somente neste patch o campeão se consolidou na selva com um pouco mais de 52% de taxas de vitórias. Assim como outros lutadores, para poder comprar praticamente qualquer briga, a runa mais utilizada no Wukong é a “Conquistador”.

Wukong (Caçador) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já o item mítico que vai melhor com o campeão é o “Ruptor Divino”, que deve ser seguido de uma “Dança da Morte”. Após estes dois itens, basta ir atrás de mais vida e dano para deixar o Wukong um bruiser, que dificilmente morrerá.

Nocturne

Após ter ganho destaque no patch anterior, Nocturne manteve praticamente os mesmos números para o patch 12.9 do League of Legends. A melhor runa para o campeão, no momento, é a “Conquistador”.

Nocturne (Caçador) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Apesar de ser considerado um assassino, o Nocturne tem feito mais sucesso com uma build bruiser. Comece com o mítico “Quebrapassos” e, logo em seguida, parta para a “Dança da Morte”. Já os itens finais podem ser tanto de dano quanto de tanks, sendo que isso deverá variar de acordo com cada partida.

Taliyah

A Taliyah foi outra campeã que recebeu um rework parcial no League of Legends com o último patch e, assim como o Olaf, mostrou que está bem forte. A runa que tem dado mais certo para os jogadores é a “Colheita Sombria”, ideal para dar mais dano a campeões que já estejam com pouca vida.

Taliyah (Caçador) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

A build de Taliyah é praticamente igual à vista em outros magos. O melhor item mítico do momento é o “Tormenta de Luden”, que pode ser trocado por um “Glacieterno”. Já os outros itens incluem “Chama Sombria” e “Ampulheta de Zhonya”.

Melhores mid laners

Outra lane que tem algumas surpresas é a rota do meio, sendo que a Ahri, apesar de continuar marcando presença, perdeu o trono de melhor mid laner.

Taliyah

Sim, mais uma vez, a Taliyah aparece nesta lista do campeões mais fortes do League of Legends, mas ela tem algumas diferenças em relação ao que é feito na selva, ao menos na runa. Com uma taxa de vitórias acima dos 53% e taxa de pick acima dos 8%, a melhor runa para a campeã no mid é a “Eletrocutar”.

Taliyah (Mid) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já a sua itemização como mid laner é igual a vista na selva. Assim, comece com o mítico “Tormenta de Luden” ou “Glacieterno” e parta para itens que concedem mais “Poder de habilidader”.

Swain

O Swain passou por um rework parcial no patch passado, mas somente agora parece que os jogadores encontraram a melhor forma de utilizá-lo, uma vez que seus números subiram e continuam crescendo. No mid, a principal runa utilizada é a “Ímpeto Gradual”, que ajuda o general a ter mais mobilidade após ter acertado suas habilidades.

Swain (Mid) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Diferentemente de outros magos, o Swain tem uma build mais bruiser. O item mítico a ser fechado é a “Angústia de Liandry”, que deve ser seguida de um “Abraço Demoníaco”. Feito estes itens, uma “Ampulheta de Zhonya” é recomendada junto com outros itens que concedem vida, como o “Semblante Espiritual”, que aumenta a cura concedida pela ultimate.

Ahri

Apesar de sua taxa de vitórias ter descido um pouco, a Ahri continua sendo uma das campeãs mais pickadas deste patch e segue com um bom trabalho. A principal runa usada é a “Eletrocutar” para que um dano explosivo possa ser aplicado quando a campeã acerta seu engage.

Ahri (Mid) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMaster

Já na itemização, item mítico deve ser o “Glacieterno”, que pode ser seguido por um “Foco do Horizonte” ou “Chama Sombria”. Feito estes itens, feche uma “Ampulheta de Zhonya” e parta em busca de mais “Poder de habilidade”.

Melhores atiradores

A chegada do patch 12.9 não trouxe mudanças significativas na bot lane de League of Legends. Prova disso é que diversos picks usados no MSI 2022 — que está se baseando no patch 12.8 — continuam figurando entre as melhores escolhas para esta atualização nas filas ranqueadas.

Lucian

Neste sentido, não há como não colocar Lucian nessa lista. Durante a fase de grupos do MSI, o campeão foi banido 33 vezes — o que sugere o atual poder dele. Isso porque ele possui um early/mid game extremamente poderoso, além de contar com um bom kit de mobilidade.

Atualmente, Lucian está com uma win rate de 51,99% na SoloQ. Sobre as runas, apenas o padrão: Pressione o Ataque e uma árvore secundária baseada em Inspiração.

Runa Lucian, campeão do League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Falando sobre itemização, o “arroz com feijão” inclui uma build baseada em Força do Vendaval, Colhedor de Essência e Gume do Infinito.

Jhin

Se Lucian está sendo o mais banido no torneio internacional de League of Legends, Jhin está sendo um dos mais pickados. E isso também está sendo refletido nas filas ranqueadas (52,17% de win rate), principalmente pelo seu grande range, dano e pelo follow nas iniciações.

A preferência dos jogadores tem sido por uma runa primária baseada em Dominação e outra secundária baseada em Feitiçaria.

Runas para Jhin - League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Sobre a build, vale investir em uma Força do Vendaval, Coletora, Canhão Fumegante e em um Gume do Infinito.

Twitch

Sim, o rato fechando a lista de melhores atiradores significa um espelhamento das sugestões do patch 12.8. Mas fica difícil contestar os números: apesar de ainda não ter aparecido no MSI, ele segue como uma ótima opção para o caos das filas ranqueadas, com 52,53% de taxa de vitórias.

Ao menos nas runas houve uma mudança. A preferência pelo Pressione o Ataque ficou para trás e deu lugar ao Ritmo Fatal.

Runas Twitch - League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Caso não faça um rato AP na bot lane, opte por uma build baseada em Mata-Cráquens, Furacão de Runaan e Lembranças do Lorde Dominik.

Melhores suportes

Por fim, chegou a vez de sugerir os melhores suportes para o patch 12.9 do League of Legends. Muitos desses picks não têm sido vistos no MSI. Mas que conhece o LoLzinho sabe que na SoloQ o papo é diferente. Ou seja, é possível subir de elo sem a necessidade de um sup de engage.

Sona

Cura, velocidade de movimento, dano e controle de grupo. É esse o kit que justifica a Sona como primeira sugestão de suportes da lista. Aliás, a campeã tem se destacado nas filas ranqueadas com uma taxa de vitória de incríveis 54,69%.

Para incomodar o oponente na lane e conseguir ser um pouco mais resistente, opte por runas baseadas em Feitiçaria e Determinação.

Runas Sona - League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Pegue o papel e caneta para anotar a itemização: Medalhão de Solari de Ferro, Putrificador Quimtec, Cajado do Arcanjo e Turíbulo Ardente.

Senna

O buff da Glaive Sombria já seria um bom motivo para colocar Senna nesta lista. Mas o seu alto nível de dano e a possibilidade de diferentes estratégias, aliado a uma win rate de 53,8% são outros bons fatores que justificam a escolha da campeã.

A runa primária baseada em Determinação deixa Senna mais tanque, mas a preferência tem sido por uma árvore de Feitiçaria.

Runas Senna - League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Sobre a build, invista logo de cara em uma Glaive Sombria. Posteriormente, compre um Eclipse como item mítico e finalize a itemização com Canhão Fumegante e Lembranças do Lorde Dominik.

Renata Glasc

Assim como a Senna, Renata Glasc está atualmente com uma taxa de vitória de 53,8% na Solo Queue. A última suporte a desembarcar no Leaegue of Legends possui um kit interessante, seja para engage ou para virar o rumo de uma batalha após a inicialização inimiga.

Quem quiser seguir as preferências da comunidade deverá usar runas baseadas em Determinação e Dominação.

Runas Renata Glasc - League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Já falando de build, escolha entre Medalhão de Solari de Ferro ou Hino Bélico de Shurelya como item mítico antes de comprar um Putrificador Quimtec e uma Redenção.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments