*Matéria produzida em parceria com Alvaro Scola

“Cuidado com o dive bot”, “Pinka a bush antes do meu gank”, “Só vamos ganhar a lane no poke”… Estes são apenas alguns dos inúmeros termos utilizados em uma partida de League of Legends. Os veteranos podem até estar acostumados, mas a linguagem pode ser um pouco complicada para quem está começando.

Isso não é particularidade do League of Legends, no entanto. Games de FPS ou battle royale, por exemplo, também possuem termos específicos do “dia a dia”. Até mesmo diferentes MOBAs podem variar suas expressões — embora a maioria delas seja, de certa forma, uniforme.

A boa notícia é que a equipe do TecMasters decidiu descomplicar a linguagem do lolzinho e montar uma espécie de dicionário para facilitar o entendimento das expressões usadas. Grande parte dos termos vêm do inglês, mas um pouco de prática já é o suficiente para estar a par desse dialeto maluco.

Sem mais delongas, confira abaixo algumas das principais palavras do “lolzês”. Obs.: o uso do atalho “Ctrl” + F para localizar termos específicos é mais que recomendado.

Aprenda as principais expressões usadas no League of Legends

  • AA – O termo vem de “auto-atack” que, em tradução livre, significa ataque básico
  • Ace – Termo usado quando uma equipe elimina todos os adversários dentro de uma janela de tempo
  • AD – Vem de “atack damage” que, em tradução livre, significa dano de ataque físico
  • Aggro – Em League of Legends, a expressão é usada para o jogador que vai tankar o dano de torres ou da base inimiga
  • All-in – Assim como no poker, o termo refere-se a uma jogada arriscada, em que se aposta tudo o que tem
  • AP – Vem de “ability power” que, em tradução livre, significa poder de habilidade
  • Armor – “Armadura”, em tradução livre
  • Armor Pen – O termo é uma abreviação de “penetração de armadura”
  • Assist – A expressão vem de assistência, ou seja, qualquer participação durante um abate
  • Atack speed – “Velocidade de ataque”, em tradução livre
  • B – O ato de “dar B” nada mais é que retornar à base, seja para recuperar vida, mana, ou para comprar itens
  • Back Door (ou BD) – Basicamente o ato de finalizar o game de forma discreta, surpreendendo o time inimigo
  • Backline – A linha de trás da equipe, quase sempre ocupada por campeões com muito dano, mas pouca resistência
  • Bait ou Baitar – “Isca”, em tradução livre; usado para atrair inimigos para uma armadilha
  • Base rush – Em League of Legends, significa a tentativa de destruir a base inimiga em uma jogada rápida
  • BG (Bad Game) – Termo usado para definir um jogo ruim
  • Bind – Controle de grupo que prende o adversário inimigo
  • Blind – Do termo “cegueira”, é um controle de grupo que debilita a visão de inimigos
  • Bounce Back – Cenário em que a wave de minions adversária será empurrada para uma região mais próxima de sua torre
  • Bruiser – Classe usada para campeões com dano e certo nível de resistência
  • Buff – Efeito que beneficia um campeão
  • Build – Conjunto de itens a ser definido pelo player de League of Legends
  • Burst – Ato de infringir muito dano em um curtíssimo intervalo
  • Bush – Nada mais é que “moita”, elemento característico presente em Summoner’s Rift
  • Cait ou Caitar – Basicamente a mecânica que combina andar com realizar ataques básicos durante uma situação
  • Call – Uma espécie de “ordem de jogada” a ser seguida por parte ou todos os integrantes do time
  • Camp ou Campar – Ato de dar suporte consecutivamente a uma lane em League of Legends
  • Carry –“Carregador” do time (geralmente um ADC ou um campeão com grande quantidade de dano)
  • CC (Crowd Control) – Controle de grupo usado para debilitar inimigos (exemplo: stun, knock-up, bind, etc)
  • CD (Cooldown) – Tempo de recarga para usar novamente uma habilidade
  • CDR (Cooldown Reduction) – Benefício oriundo de runas, items ou habilidades para diminuir o tempo de CD
  • Champion Pool – Leque de campeões dominado pelo player
  • Chase – Ato de perseguir um inimigo
  • Clear Wave – Em League of Legends, significa o abate de uma onda de minions
  • Client – Interface do League of Legends
  • Comp – Abreviação para “composição”, que abrange a combinação dos estilos de campeões de cada time
  • Counter – Termo usado para campeões, itens, ganks em resposta a um desses elementos
  • Creep – Sinônimo de minions
  • Critar – Ato de causar um dano crítico
  • CS – Vem de “creep score” e indica o número de minions e monstros da jungle abatidos
  • Dash – Habilidade de deslocamento (para pequenas distâncias)
  • DC – Abreviação do termo “Desconectar”
  • Debuff – Ao contrário de buff, ou seja, efeito que debilita um campeão
  • Disengage – Ao contrário de um Engage, ou seja, ato de interromper uma iniciação inimiga
  • Dive – Jogada de risco em League of Legends próxima a torres (ou fonte) inimigas
  • Dodge – No client, o ato de sair de uma seleção de campeões; in-game, uma habilidade para repelir ataques inimigos
  • DPS – Abreviação de “dano por segundo”
  • Draft – Momento da seleção de campeões
  • Duo – Ato de jogar junto de uma outra pessoa
  • Early Game – Momentos iniciais de uma partida de League of Legends, que dura desde o começo até cerca de 16 minutos de game
  • Elojob – Prática ilegal que consiste em subir o ranking de uma conta em troca de dinheiro
  • Engage – Ato de iniciar uma luta
  • Escape – Ato de escapar
  • Face check – Ato de entrar em uma determinada área do mapa sem nenhum tipo de visão
  • Farm – O mesmo que CS, ou seja, o indicador do número de minions ou monstros da jungle abatidos
  • FB (First Blood) – O primeiro abate em uma partida
  • Fear – CC que deixa o inimigo atordoado
  • Feedar – Ato de morrer consecutivamente para seus adversários (intencionalmente ou não)
  • FF – Oriundo do termo “Forfeit” que indica desistência
  • Flay – Habilidade de CC que dá knock-up nos adversários
  • Fog – Termo usado para algo que não pode ser visto, que não há visão
  • Follow – Expressão que significa acompanhar uma jogada
  • Frag – O placar de kills, mortes e assistência de cada jogador
  • Freezar – Em League of Legends, termo que expressa o congelamento de uma wave de minions em um determinado ponto da lane
  • Frontline – Linha de frente de um time, geralmente composta por campeões tanques ou com certo nível de resistência
  • Gank – Ato de dar suporte a uma rota aliada
  • Gap closer – Meio para aproximar-se de seu inimigo
  • GG – Abreviação de “Good Game”, que em tradução livre significa “Bom jogo”
  • GGWP – Abreviação de “Good Game Well Played”, que em tradução livre significa “Bom jogo, bem jogado”
  • Givar – Termo usado em League of Legends para abdicar de determinada situação
  • Gold – O mesmo que ouro
  • Grab – Habilidade de longa distância que pode puxar inimigos para perto
  • Harass – Sinônimo de poke, que ilustra infringir um pouco de dano aos seus oponentes
  • Heal – O mesmo que curar
  • Hitbox – Frames que determinam o tamanho de um campeão, skill, minions ou monstros da jungle
  • Hook – Sinônimo de Grab
  • Invade – Ato de invadir os territórios inimigos
  • KDA – Sinônimo de Frag
  • Knock-up – CC que joga os inimigos para o alto
  • Lag – Oscilações da conexão de internet
  • Late Game – Momento final de uma partida em League of Legends, geralmente após os 30 minutos de um game
  • Lane – O mesmo que “rota”, usado para ilustrar um dos caminhos (top, mid, bot ou jungle) em Summoner’s Rift
  • Last hit – Ato de dar o dano final para abater um minion ou campeão
  • Leash – Auxiliar um aliado (geralmente seu jungler) com dano contra um monstro ou minion
  • Lore – História específica de cada campeão presente em League of Legends
  • Macro – Conjunto de estratégias gerais no LoLzinho
  • Magic resist (MR) – “Resistência mágica”, em tradução livre
  • Main – Domínio de um determinado campeão ou rota
  • Match up – Ciência de como determinado campeão funcionará contra um inimigo específico
  • MD3/MD5/MD10 – Conjunto de partidas necessárias para determinar seu elo atual ou subir de ranking
  • Melee – Campeões que atacam corpo a corpo
  • Meta – Pacote de campeões, itens ou estratégias que estão fortes em determinado período
  • MIA – Termo utilizado para informar que seu inimigo não encontra-se em sua rota
  • Micrar – Prática para desviar de habilidades inimigas
  • Micro – Conjunto de estratégias específicas, que geralmente englobam a mecânica e performance individual do player
  • Mid Game – Período entre o early e o late game, geralmente dos 16 minutos até os 30 minutos
  • Minions – Tropas aliadas ou inimigas que surgem nas rotas
  • MMR – Indicador baseado no número de vitórias e derrotas de cada player
  • Move speed – “Velocidade de movimento”, em tradução livre
  • Mute – Ato de silenciar o chat ou sinalizações de outro jogador
  • MVP – Basicamente, o melhor jogador de uma partida
  • Nerf – Conjunto de ações que diminui o potencial de um campeão, objetivo ou item
  • Noob – Termo usado para jogador com pouco conhecimento e mecânica do game
  • Offtank – Campeões de League of Legends que mesclam dano com níveis razoáveis de resistência
  • OP – Oriundo de “Over power”, ou seja, roubado forte
  • Outplay – Jogada reativa à outra jogada
  • Over – Ato de risco que estende a janela de uma jogada segura
  • Pathing – Caminho traçado por um jungler
  • PDL – Nada mais são que os pontos de liga (nas filas ranqueadas) de um jogador
  • Peel – Prática de proteger um campeão aliado
  • Pickoff – Ato de eliminar um campeão inimigo isolado de seu time
  • Ping – Sinalizador em League of Legends ou o indicador que exibe a velocidade de sua conexão
  • Pinkar – Ato de posicionar uma sentinela de controle em determinada região do mapa
  • Poke – Sinônimo de Harass
  • Pot – Basicamente, a poção de vida em League of Legends
  • Power Spike – Pico de potencial de um campeão ou item
  • Predict – Jogada baseada na previsão do que o inimigo irá fazer
  • Push – “Empurrar”, em tradução livre
  • PvP – Partida contra outros players
  • Rage – Ato que demonstra irritação de um player, seja por pings desnecessários ou xingamentos no chat
  • Range – Alcance de ataques básicos ou habilidades de campeões
  • Reset – Sinônimo de “dar B”
  • River – Região composta pelo rio em Summoner’s Rift
  • Roaming – Ação de sair da sua lane e movimentar-se em outras partes do mapa
  • Root – CC que prende os inimigos
  • Rushar – Em League of Legends, termo usado para avançar rumo a torres e Nexus inimigos
  • Shadow – Dar proteção a um aliado, mas sem ser visto pelos oponentes
  • Siege – O mesmo que “cerco”, traduzido para o português, geralmente usado para destruir torres
  • Silence – CC que impede a conjuração de habilidades inimigas
  • Skill – Habilidades dos campeões
  • Skillshot – Habilidades que precisam de mira para atingir os inimigos
  • Slow – CC que diminui a velocidade de movimento dos oponentes
  • Smartcast – Atalho usado para conjurar habilidades de maneira instantânea
  • Smurf – Conta de nível baixo usado por um jogador de nível alto
  • Snowball – “Efeito bola de neve”, traduzido para o português
  • Solo – Ato de jogar sozinho, sem conhecidos no time
  • Spawn – Termo que indica o surgimento de um jogador ou monstro da jungle
  • Split push – Avançar pela lane rumo ao Nexus inimigo por si só
  • Squishy – Campeões frágeis, sem grandes níveis de resistência
  • SS – Vem de “Summoner Spell”, que significa “Feitiços de Inovocador”, traduzido para o português
  • Stackar – Ato de atingir um determinado requisito de item ou de aglomerar waves de minions
  • Stall – Termo usado para estabilizar a partida com o efeito de prolongá-la
  • Start ou Startar – Realizar uma iniciação (de luta ou objetivo)
  • Stomp – Perder de forma significativa para o seu oponente
  • Stun – CC que atordoa os inimigos
  • Tank – Campeões com altos níveis de resistência
  • Taunt – CC que impossibilita o movimento inimigo e força-o a dar dano no campeão que conjurar a habilidade
  • TF – Abreviação de “Team Fight”, ou simplesmente luta, traduzido para o português
  • Tilt – Irritação
  • TP – Feitiço de Inovcador que teleporta o player para outra área do mapa
  • Trade – Luta curta contra o oponente
  • Trap – Armadilha contra um inimigo ou equipe adversária
  • Troll – Termo utilizado a jogadores que prejudicam intencionalmente sua equipe
  • Tryhard – Expressão atribuída a jogadores extremamente focados em vencer
  • Ult – Abreviação de “Ultimate”
  • Upar – Subir de nível
  • Utility – “Utilidade”, em tradução livre, que significa um kit de habilidades ou item para beneficiar aliados
  • Wardar – Ato de posicionar uma sentinela
  • Wave – Horda de minions
  • Wombo Combo – Conjunto de ultimates ou habilidades que sinergizam entre si
  • Worth – Expressão utilizada para algo que valeu a pena
  • Zoning – Ato de zonear os inimigos e impedi-los de farmar ou avançar na rota

Procurando por algum termo que não está presente na lista? Mencione a expressão na seção de comentários para que possamos expandir ainda mais o dicionário não oficial do MOBA da Riot Games.

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