Imagem: Profit_Image/shutterstock.com

Não é de hoje que os usuários de Linux podem rodar inúmeros jogos em suas distribuições, mas o desempenho, às vezes, pode variar. Por sua vez, Linus Torvalds, anunciou a chegada do kernel 5.16, que possui uma mudança que pode ajudar o público gamer.

A nova versão do kernel vem com uma função chamada Futex2, que entrou como uma contribuição feita pela “Collabora”. Tal recurso faz com aplicativos, incluindo jogos, possam realizar múltiplos “futexes”, um tipo de exclusão mútua rápida, em apenas uma chamada.

Graças a esta mudança, a tendência é que os usuários vejam um menor consumo nos recursos de CPU, o que provavelmente ajudará os jogos a rodarem com mais FPS. Essa melhoria na performance, inclusive, deve ser notada tanto em jogos nativos do Linux quanto em títulos do Windows que rodam com o Wine.

Outras melhorias do kernel 5.16

O novo kernel do Linux também traz atualizações importantes relacionadas a drivers de placas de vídeo, mas não se restringe a apenas isso. Veja outras mudanças importantes:

  • Suporte para instruções Intel AMX;
  • Agendador de tarefas para clusters de CPU que compartilham os caches L2 e L3;
  • Novo recurso para gerenciamento de memória chamado “Memory Folio”.

Além disso, de volta ao público gamer, o Kernel 5.16 também ganhou suporte oficial ao Joy-Con e ao Pro Controller, joysticks do Nintendo Switch. Outros drivers de diferentes dispositivos, como de costume, também receberam atualizações. A lista completa de mudanças pode ser conferida no site do Linus Torvalds através desta página.

Para testar todas as melhorias mencionadas, vale lembrar que é necessário que as distribuições passem a adotar a nova versão do Kerneel. A Canonical, por exemplo, ainda não confirmou qual kernel será utilizado no Ubuntu 22.04. Por sua vez, outras distribuições com lançamentos contínuos, como a Pop!_OS, devem incluir o novo kernel nos próximos dias.

Via: OMG!Ubuntu

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.