Netlicks?! Certamente, em tempos de pandemia, a ideia inovadora do professor japonês não é das mais aconselháveis: uma TV “lambível” que imita sabores de comida. Por outro lado, para quem vive de dieta e quer controlar o peso, talvez seja uma saída para poder provar inúmeros sabores sem se preocupar com as calorias ingeridas.

Parece brincadeira, mas é sério. O aparelho batizado de “Taste the TV” (TTTV) é a combinação de uma tela com um carrossel de 10 tubos de diferentes aromas que emitem jatos combinados para criar o sabor de um determinado alimento exibido no display.

TV lambível

Imagem: Reuters

“Este tipo de tecnologia pode enfatizar a maneira como as pessoas se conectam e interagem com o mundo externo”, disse Homei Miyashita, professor da Universidade Meiji, em Tóquio.

“O objetivo é possibilitar que as pessoas experienciem algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”.

O professor Miyashita trabalha com cerca de 30 estudantes. Juntos, eles reproduziram os sabores de diferentes pratos usando a combinação de aromas. Ele disse que construiu o protótipo da TV “lambível” sozinho ao longo do último ano e que uma versão comercial custaria o equivalente a cerca de US$ 875.

Agora a grande pergunta é: pra quê serviria uma televisão “lambível”? O professor diz que as aplicações em potencial incluem aprendizado à distância para sommeliers e cozinheiros e até jogos e charadas de degustação. Lambe a tela aí… tem gosto do quê?

Fonte: Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *